Petrobras (PETR4) vira recomendação cada vez mais arriscada, diz Bradesco BBI
BBI lembra que nenhuma medida concreta foi tomada ainda pelo Governo ou pelo Congresso. (Divulgação)
O 💥️Bradesco BBI diz reconhecer que a recomendação de 💥️compra das ações da 💥️Petrobras (💥️PETR4) tem se tornado cada vez mais arriscada.
O comentário é feito em um momento em que a classe política avança sobre a política de preços da empresa, diante da forte alta dos 💥️combustíveis.
O BBI diz estar surpreso ao ver que membros do Congresso gostam da ideia de que a Petrobras teria que desempenhar um papel mais ativo para conter os preços dos combustíveis, após os esforços dos governos para reduzir 💥️impostos.
“Embora Adolfo Sachsida tenha defendido a privatização da empresa, os membros do Congresso parecem entender que os benefícios de uma privatização em relação aos preços dos combustíveis (se houver) só se materializarão no longo prazo, e os políticos estão exigindo uma solução de curto prazo”, diz trecho do relatório assinado por Vicente Falanga José Cataldo.
Ministro de Minas e Energia, Sachsida falou ontem em audiência na 💥️Câmara dos Deputados. Ele reiterou que o governo não pode intervir na política de preços da Petrobras, mas ressaltou que várias esferas da sociedade e empresas no mundo vêm fazendo sacrifícios para lidar com os custos mais altos, agravados pela 💥️guerra na 💥️Ucrânia.
O BBI lembra que nenhuma medida concreta foi tomada ainda pelo governo ou pelo Congresso, mas diz acreditar que, a menos que o governo forneça uma solução rápida e direta, “as chances de que as coisas mudem para a Petrobras aumentaram significativamente”.
“Por meio de mudanças na 💥️política de preços ou impostos incrementais, algo provavelmente poderia ser inventado. O fato de Adolfo Saschida parecer estar aberto a discutir impostos inesperados e/ou de exportação em sua audiência, em vez de fornecer críticas enfáticas contra eles, apoia essa ideia”, diz.
O melhor cenário para Petrobras
Para o BBI, se nenhum💥️ subsídio for introduzido e a discussão sobre mudar as leis e a tributação avançar, o melhor cenário seria que quaisquer mudanças sugeridas fossem temporárias e tratadas como uma medida emergencial.
“Por exemplo, se forem implementados impostos, que sejam apenas durante um período de guerra, por exemplo. Ou se forem introduzidas alterações na 💥️Lei das Estatais, que continuem protegendo as nomeações técnicas de conselheiros e executivos, e que mudanças na política de preços sejam tratadas como pontuais”.
Para o BBI, quaisquer cortes de preços forem introduzidos no curto prazo, o governo precisaria lidar com o risco de escassez de diesel no Brasil e quem seria responsável por abastecer o país com importações.
“Se mudanças materiais e estruturais forem introduzidas na Lei das Estatais, acreditamos que isso prejudicaria significativamente o risco e a taxa de câmbio do país. Vamos esperar para ver qual será a resolução”, diz.
✅💥️Disclaimer
✅O 💥️Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.
✅💥️Siga o Money Times no Facebook!
✅Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Siga agora a página do Money Times no Facebook!
O que você está lendo é [Petrobras (PETR4) vira recomendação cada vez mais arriscada, diz Bradesco BBI].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments