Golpes com NFTs? Junior Maciel, CTO da Genyus, explica fraudes mais comuns; confira
Perfil falso e manipulação de mercado fazem parte das ações dos golpistas, aponta Junior Maciel, CTO do Grupo Genyus. (Imagem: Divulgação)
O mercado de 💥️NFTs (💥️tokens não fungíveis, em português) já é alvo de 💥️golpistas, embora seja uma indústria recente e, portanto, pouco conhecido do grande público de investidores,
Em geral, as fraudes envolvem perfis e sites falsos, além de manipulações de mercado. Como os NFTs, em sua maioria, ainda são produtos de luxo, os golpes podem gerar prejuízos volumosos às vítimas.
Entusiasta do segmento, 💥️Junior Maciel, investidor e CTO do 💥️Grupo Genyus, empresa especializada no desenvolvimento de softwares, conhece como poucos as fraudes no ambiente digital, sobretudo as que são realizadas por meio de NFTs e 💥️criptomoedas.
Confira, a seguir, os golpes mais comuns, de acordo com o especialista.
Sites falsos
Lojas falsas de NFTs são criadas com o objetivo de coletar informações pessoais das vítimas. O golpe se caracteriza por criar uma página bastante semelhante à da loja real.
O usuário deve prestar bastante atenção a URL para não cair no golpe.
Leilão fraudulento
Nos leilões de NFTs, os pagamentos costumam ser feitas em criptomoedas. Contudo, na hora do pagamento, o golpista troca a criptomoeda negociada por uma de menor valor, prejudicando o vendedor.
Perfil falso
Imagens de artistas, celebridades e famosos são utilizadas por criminosos como forma de ludibriar interessados em NFTs.
O potencial comprador acredita que o produto é vendido por alguém com credibilidade, mas não passa de um golpe. Além disso, é muito comum as coleções serem ofertadas a preços mais baixos do que o de mercado.
Rug pull
Ações de rug pull (puxada de tapete, em tradução livre) ocorrem quando os golpistas inflam o valor do NFT, atraindo a atenção de investidores.
Assim que o ativo chega a determinado valor, os supostos vendedores somem com o dinheiro.
Pump & dump
No pump and dump (inflar e largar, em tradução livre), os golpistas aumentam artificialmente a demanda por um NFT, comprando grandes quantidades.
Isso faz com que pessoas desavisadas acreditem que o preço vai continuar subindo, o que as estimula a entrar no negócio.
No entanto, chega uma hora que os fraudadores se desfazem de todos os ativos, deixando as vítimas com produtos de baixo valor.
💥️Siga o Crypto Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do 💥️Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. 💥️Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!
💥️✅Disclaimer
✅O 💥️Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
O que você está lendo é [Golpes com NFTs? Junior Maciel, CTO da Genyus, explica fraudes mais comuns; confira].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments