Ações no STF caem 80% com restrição de foro

STF

Números caíram ano após ano depois da mudança em 2018 (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O número de inquéritos e ações penais em trâmite no 💥️Supremo Tribunal Federal (STF) caiu 80% desde que o foro por prerrogativa de função passou a se aplicar apenas aos crimes cometidos durante o exercício do cargo e relacionados às funções desempenhadas.

Antes de 2018, dados mostram que tramitavam no 💥️STF 432 inquéritos e 95 ações penais. Logo após a decisão, os números caíram para 255 e 58, respectivamente, uma queda imediata de aproximadamente 40%. Atualmente, há apenas 68 inquéritos e 21 ações penais na Corte, uma redução de cerca de 80% em relação ao período anterior ao julgamento da questão de ordem.

Segundo Luis Roberto Barroso, que propôs a análise, o caso concreto revelava a disfuncionalidade prática do regime de foro privilegiado, em razão das sucessivas alterações dos cargos exercidos pelo réu.

“O sistema é feito para não funcionar”, afirmou o ministro na ocasião.

💥️Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do 💥️Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do💥️ Money Times no Facebook!

O que você está lendo é [Ações no STF caem 80% com restrição de foro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...