Desemprego, Opep e PEC dos Combustíveis: Veja o que vai movimentar a sua quinta-feira

trabalhador

Tudo o que você precisa saber para esta quinta-feira. (Imagem: Reprodução/Governo do Estado do Paraná)

A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos 💥️Combustíveis no plenário do 💥️Senado ficou para hoje, às 16h. O plano encerrar esse assunto ontem, mas líderes e partidos como PT, PSDB, MDB e Podemos reclamarem que a proposta previa estado de emergência.

Acontece que isso abre uma brecha na legislação: em ano eleitoral, só podem ser concedidos benefícios sociais de programas autorizados e já em execução. Não dá para criar nenhum novo. Isso só muda se houver um caso de emergência ou calamidade pública.

O relator Fernando Bezerra chegou a confirmar a retirada do inciso, mas os demais senadores alegaram que precisavam de mais tempo para analisar a PEC – já que Bezerra apresentou a proposta na manhã de ontem.

Confira outros destaques desta quinta-feira (30):

Economia

Por aqui, tem a divulgação de dados importantes. O dia começa com o 💥️Banco Central liberando a íntegra do Relatório Trimestral de 💥️Inflação. O documento deveria ter sido divulgado na semana passada, mas atrasou devido à greve dos servidores da autarquia.

Às 9h, o 💥️Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de maio. O indicador traz a taxa de 💥️desemprego para o período. Vale lembrar que, a taxa de 💥️desemprego no país ficou em 10,5% no trimestre encerrado em abril – trata-se da menor para esse trimestre desde 2015.

Política

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Distrito Federal abriu uma apuração preliminar para investigar as acusações de assédio sexual contra o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Além disso, o presidente do 💥️Supremo Tribunal Federal (STF), ministro 💥️Luiz Fux, deve manter 💥️Rosa Weber como relatora da ação sobre 💥️ICMS dos combustíveis. Ela foi sorteada relatora da ação ajuizada pelos governadores contra a lei que estabelece um limite de 17% a 18% para as alíquotas do imposto, mas os Estados pediram para que o caso fosse redistribuído a 💥️Gilmar Mendes.

Internacional

A agenda lá fora está movimentada. Vai rolar o segundo dia de reuniões da 💥️Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep +) e a expectativa é de que o cartel mantenha o plano de aumentar a sua produção em 648 mil barris de 💥️petróleo por dia para os meses de julho e agosto.

Nos 💥️Estados Unidos, além dos números semanais de pedidos de auxílio-💥️desemprego, também tem o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) de maio. O indicador está na lista de dados que o 💥️Federal Reserve acompanha para tomar decisões sobre política monetária. Logo, geram tensão entre os investidores, que buscam por pistas de como anda a economia americana. Ontem, saíram os dados do 1º trimestre: a 💥️inflação avançou 7,1%, na comparação com o mesmo período em 2023.

Na 💥️Europa, foram divulgados a taxa de 💥️desemprego na região e o 💥️Produto Interno Bruto (PIB) do 💥️Reino Unido no 1º trimestre. Às 10h30, tem discurso de 💥️Christine Lagarde, presidente do 💥️Banco Central Europeu (BCE). Já na 💥️América Latina, o Banco Central da 💥️Colômbia anunciará sua decisão de política monetária.

💥️Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Siga agora a página do Money Times no Facebook!

O que você está lendo é [Desemprego, Opep e PEC dos Combustíveis: Veja o que vai movimentar a sua quinta-feira].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...