Ibovespa começa julho abaixo dos 98 mil pontos sem alívio em preocupação com economia
Às 11:13, o Ibovespa caía 0,63%, a 97.916,44 pontos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)
O 💥️Ibovespa renovou mínimas desde novembro de 2023 nesta sexta-feira, ainda enfraquecido pelas preocupações com o risco de uma recessão econômica global, além dos receios com o cenário fiscal no 💥️Brasil, que derrubaram o Ibovespa em junho.
💥️Às 11:13, o Ibovespa caía 0,63%, a 97.916,44 pontos.
Na mínima, chegou a 97.584,62 pontos, menor patamar intradia desde 4 de novembro de 2023.
O volume financeiro somava 4,5 bilhões de reais.
Na quinta-feira, o Ibovespa caiu 1,08%, a 98.541,95 pontos, acumulando uma queda de 11,5% em junho, pior performance desde março de 2023, quando foi duramente afetado pelo alastramento da pandemia pelo Brasil.
“A inflação e os aumentos das taxas de juros continuam a pesar negativamente na percepção de risco dos investidores”, afirmou a equipe da 💥️XP Investimentos.
Eles destacaram que as pressões inflacionárias continuam aumentando, levando BCs a adotar uma política monetária agressiva de aperto e exacerbando os temores de uma desaceleração econômica global.
“Apesar da mudança de semestre, o sentimento global permanece sombrio”, afirmaram, citando ainda a guerra na 💥️Ucrânia, que não mostra sinais de que chegará ao fim no curto prazo.
No exterior, 💥️Wall Street mostra certa hesitação, com o 💥️S&P 500 recuando 0,29%.
Entre as 💥️commodities, o 💥️petróleo avançava, mas o 💥️minério de ferro na 💥️China fechou em queda.
Investidores também estão atentos aos riscos fiscais domésticos, principalmente após a aprovação pelo 💥️Senado na véspera de PEC que cria novos benefícios, com um impacto de cerca de 40 bilhões de reais nas contas públicas.
As discussões sobre corte de 💥️impostos, subsídios a 💥️combustíveis, verbas emergenciais mais elevadas e outras medidas para aliviar os efeitos da 💥️inflação na população de baixa renda estão, segundo o 💥️BTG Pactual, aumentando a percepção de risco.
A equipe de estratégia do banco também destacou, em relatório com as recomendações para o mês, que tais medidas também têm adicionado incertezas sobre mudanças na atual âncora fiscal pelo próximo governo.
Destaques
& 💥️Vale (💥️VALE3) recuava 2%, uma vez que os preços do minério de ferro caíram nesta sexta-feira na Ásia, com o risco de forte desaceleração econômica global alimentando temores de queda na demanda por commodities, apesar dos sinais de uma recuperação na atividade manufatureira na China.
💥️Marfrig (💥️MRFG3) subia 4,5%, com o setor de proteínas na ponta positiva.
💥️BRF (💥️BRFS3) avançava 4,7%, 💥️Minerva (💥️BEEF3) tinha alta de 3% e 💥️JBS (💥️JBSS3) mostrava acréscimo de 1,2%.
💥️Fleury (💥️FLRY3) caía 3,4%, em sessão de ajustes, após disparar 16% na véspera, na esteira de anúncio da aquisição do Instituto 💥️Hermes Pardini (💥️PARD3).
No setor de saúde, 💥️REDE D’OR (💥️RDOR3) recuava 3,6%.
💥️Americanas (💥️AMER3) perdia 3,2%, com varejistas ainda do lado negativo do Ibovespa, dado o cenário de inflação elevada no país e perspectivas de que os juros no país fiquem em níveis elevados por mais tempo.
💥️Magazine Luiza (💥️MGLU3) caía 2,1% e 💥️VIA (💥️VIIA3) cedia 0,5%.
💥️Petrobras (💥️PETR3; 💥️PETR4) mostrava declínio de 0,75%, revertendo os ganhos apurados mais cedo, quando chegou a subir 1,4%, a 28,32 reais, em mais uma sessão de alta dos preços do petróleo no mercado internacional.
💥️Itaú Unibanco (💥️ITUB4) caía 0,8% e 💥️Bradesco (💥️BBDC4) recuava 0,7%.
💥️Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do 💥️Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do💥️ Money Times no Facebook!
O que você está lendo é [Ibovespa começa julho abaixo dos 98 mil pontos sem alívio em preocupação com economia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments