Governo baiano estuda vender até 100% de sua participação na Bahiagás

Segundo Cavalcanti, a área técnica do governo é quem vai apontar se o Estado deve se desfazer parcial ou totalmente de sua participação no negócio.

“Nós compramos não por decisão ideológica. A empresa já era estatal. Não muda nada. O que vimos foi uma oportunidade. Eu comprei por um preço bom para vender por um preço melhor. Esse valor 540 milhões de reais é inferior à nossa avaliação”, disse o secretário, sem detalhar qual é a avaliação atual do governo sobre o valor da empresa.

Fornecimento

Os números da Bahiagás mostram uma guinada no negócio baseada principalmente na diversificação de sua base de fornecedores, na esteira da abertura do mercado de gás no país.

A distribuidora saiu de uma dependência de 86% da Petrobras no suprimento para um contrato que hoje atende a cerca de 15% do volume total de que a empresa precisa. Encabeça a lista de 10 supridores a Galp (24%), seguida da Shell.

Cavalcanti afirma que o suprimento diversificado trouxe uma economia média de 25% nos contratos em relação ao preço praticado da Petrobras.

“Hoje, a nossa molécula de maior valor & não vou dizer mais cara porque cada um sabe como valora & é a da Petrobras. Temos contratos com preços que chegam a ser 35% abaixo do da Petrobras”, disse o secretário.

A Bahiagás atende a cerca de 67 mil usuários em 22 cidades baianas. A distribuidora adquire, em média, 3,7 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia para os segmentos industrial, automotivo, comercial e residencial.

A companhia projeta para este ano um lucro líquido de 154,2 milhões de reais, 31,6% acima dos 117,2 milhões registrados em 2023.

💥️Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. 💥️Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

O que você está lendo é [Governo baiano estuda vender até 100% de sua participação na Bahiagás].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...