Produção industrial no Brasil cresce 0,3% em maio, abaixo do esperado
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção industrial aumentou 0,5% (Imagem: Shutterstock/Nataliya Hora)
A produção industrial do Brasil seguiu apresentando crescimento moderado na metade do segundo trimestre, abaixo do esperado e sem recuperar as perdas do início do ano, ainda tentando pisar no acelerador em meio à inflação elevada e problemas persistentes de oferta.
A 💥️produção industrial brasileira cresceu 0,3% em maio na comparação com o mês anterior, acumulando no período alta de 1,8%, informou o 💥️Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção aumentou 0,5%. As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de avanço de 0,7% na variação mensal e de 1,1% na base anual.
“Ainda permanecem a restrição de acesso das empresas a insumos e componentes para a produção do bem final e o encarecimento dos custos de produção. Várias plantas industriais prosseguem realizando paralisações, reduções de jornadas de trabalho e concedendo férias coletivas, com a indústria automobilística exemplificando bem essa situação nos últimos meses”, explicou a André Macedo, gerente da pesquisa industrial mensal do IBGE.
Segundo ele, o sinal positivo vem se mantendo graças às medidas de incremento da renda implementada pelo governo, além da evolução do mercado de trabalho com redução da taxa de desemprego.
O mês de maio apontou resultado positivo em três das quatro grandes categorias econômicas, registrando o maior salto em Bens de Capital, de 7,4%.
Bens de Consumo Duráveis apontaram aumento de 3,0% na produção, enquanto os Bens de Consumo Semi e não duráveis tiveram alta de 0,8%. O resultado negativo veio de Bens Intermediários, cuja fabricação recuou 1,3% na comparação com abril.
Entre as atividades, as influências positivas mais importantes vieram de máquinas e equipamentos (7,5%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (3,7%), após recuos em abril.
💥️Saiba mais! Criptomoedas, Web 3.0, programas de incentivos, infraestrutura e blockchain:
💥️Siga o Money Times no Linkedin!
Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. 💥️Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!
O que você está lendo é [Produção industrial no Brasil cresce 0,3% em maio, abaixo do esperado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments