Ibovespa: Sem commodities, qual o fundo do poço?

Minério de Ferro Commodities Mineração

Ibovespa voltou a tombar em meio ao cenário de queda das commodities por conta do risco de recessão (Imagem: Pixabay/sarangib)

Conhecido pela grande exposição em 💥️commodities, o 💥️Ibovespa (💥️IBOV) derreteu nos últimos meses em meio à queda do 💥️minério de ferro e do 💥️petróleo.

Só 💥️Vale (💥️VALE3) e 💥️Petrobras (💥️PETR4), duas das principais companhias brasileiras, possuem 25% de participação no principal índice da bolsa brasileira.

Na sessão desta quinta-feira (14), o 💥️Ibovespa tem mais um dia de baixas, chegando a cair quase 2,5% na pontuação mínima do dia, abaixo dos 96 mil pontos, com lucros decepcionantes de 💥️Wall Street intensificando os temores de uma recessão.

Qual o fundo do poço para o Ibovespa?

No primeiro semestre, as 💥️commodities foram uma das principais responsáveis pelo pico do 💥️Ibovespa, quando atingiu 120 mil pontos em abril, puxado pela guerra da 💥️Ucrânia.

Sem esse auxílio, o índice cairá mais? De acordo com analistas consultados pelo 💥️Money Times, sim.

Para Pedro Galdi, da 💥️Mirae Asset, a 💥️Bolsa pode sair ainda mais machucada com a derrocada das 💥️commodities. Porém, ele não arrisca dizer qual a pontuação mínima do índice.

“Pode ficar no intervalo de 95 mil a 100 mil até as eleições. Depois, vai depender de quem ganhar. Num cenário otimista, que o mercado goste da proposta do presidente, pode testar o alvo do mercado de 120 mil para o final do ano, mas muito difícil defender”, coloca.

💥️Victor Benndorf, da casa de análise que leva o seu nome, observa que 💥️commodities, como 💥️proteínas e 💥️papel & celulose, continuam “estruturalmente fortes”.

“Porém, o setor de minério apresenta correções significativas. O patamar de 💥️petróleo continua atrativo. Vemos um divisor de águas do 💥️Ibovespa nos 96 mil pontos”, completa.

Na visão de Matheus Spiess, da 💥️Empiricus, estamos perto do fundo do poço. “Olhando para a Bolsa, em cenário super pessimista, o 💥️Ibovespa iria para os 90 mil pontos”, completa.

Apesar disso, ele ressalta que as 💥️commodities estão “super baratas” e, agora, “pode ser um bom momento para comprar esses papéis”.

“É claro que essas ações podem ficar mais baratas. No curto prazo, estão reagindo à queda do preço das commodities. No longo prazo, reagem ao valuation e eficiência operacional que elas ganharam ao longo dos últimos anos. Essas companhias possuem muito caixa. É atrativo ter esse setor no portfólio”, completa.

Fim do ciclo das commodities?

Com a derrocada do 💥️petróleo do 💥️minério de ferro, seria correto dizer que 💥️Bolsa está fechando um ciclo? Para a 💥️Guide Investimentos, é possível sim falar no “fim da alta das commodities”.

“As commodities costumam ter bom desempenho no fim do ciclo econômico. Tanto em 2008 quanto agora, os preços das 💥️commodities atingiram um pico cerca de seis meses depois do pico no mercado de ações. A queda das 💥️commodities possuem implicações bem claras para a 💥️inflação, política monetária e também para o mercado de ações”, coloca.

A corretora sustenta que está ocorrendo uma rotação de capital na 💥️Bolsa, com investidores deixando essas ações para entrar em setores de consumo, como varejo.

Nós últimos 30 dias, por exemplo, as empresas de 💥️commodities despencaram, enquanto papéis ligados ao consumo subiram. 💥️Magazine Luiza e 💥️Via são os exemplos mais notáveis, com disparada de mais de 25% em pouco mais de uma semana.

“Acreditamos que esta tendência deve continuar nos próximos meses e listamos alguns nomes com boas perspectivas: 💥️Cyrela (💥️CYRE3), 💥️Lojas Renner (💥️LREN3), 💥️Americanas (💥️AMER3), 💥️BRF (💥️BRFS3) e 💥️AmBev (💥️ABEV3) além de alguns nomes que já temos em nossos portfolios como 💥️Weg (💥️WEGE3) e 💥️Totvs (TOTS3)”, completa a Guide.

Gestores também começam a olhar com mais atenção para ações de consumo “baratas”. João Landau, da Vista Capital, afirmou durante episódio ao ✅podcast 💥️Market Makers que está comprando ações de consumo, 💥️enquanto se desfez dos papéis da Petrobras.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

O que você está lendo é [Ibovespa: Sem commodities, qual o fundo do poço?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...