Câmara aprova projeto que obriga planos de saúde a cobrir tratamentos fora do rol da ANS

Planos de Saúde

Em junho, STJ decidiu que planos deviam respeitar apenas o rol de procedimentos da ANS (Imagem: Tãnia Rêgo/Agência Brasil)

A 💥️Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) projeto de lei que estabelece hipóteses de cobertura de exames ou tratamentos de saúde que não estão incluídos no rol de procedimentos e eventos da 💥️Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O objetivo é dar continuidade a tratamentos que poderiam ser excluídos da cobertura dos planos de saúde.

Entre os pontos da regulamentação, a proposta determina que a lista de procedimentos e eventos cobertos por planos de saúde será atualizada pela ANS a cada incorporação. O rol servirá de referência para os planos de saúde contratados desde 1º de janeiro de 1999.

Quando o tratamento ou procedimento prescrito pelo médico ou odontólogo assistente não estiver previsto no rol, a cobertura deverá ser autorizada se:
& existir comprovação da eficácia, à luz das ciências da saúde, baseada em evidências científicas e plano terapêutico;
& existir recomendações pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS;
& existir recomendação de, no mínimo, um órgão de avaliação de tecnologias em saúde que tenha renome internacional, desde que sejam aprovadas também para seus nacionais.

O 💥️Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu em junho que o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde tem caráter taxativo, não estando as operadoras de saúde obrigadas a cobrirem tratamentos não previstos na lista, salvo algumas situações excepcionais.

🏆💥️Money Times é Top 8 em Investimentos!🏆

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. C💥️lique aqui e deixe seu voto!

O que você está lendo é [Câmara aprova projeto que obriga planos de saúde a cobrir tratamentos fora do rol da ANS].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...