Fed pode elevar juros em 0,75 pp se mercado de trabalho continuar aquecido
A expectativa do mercado é de que o 💥️Federal Reserve eleve a taxa de 💥️juros americana em 💥️0,75 ponto porcentual na próxima reunião, marcada para os dias 20 e 21 de setembro. (Imagem: Kevin Dietsch/Pool via REUTERS)
Nesta sexta-feira (5), foram divulgados relatório de 💥️emprego dos 💥️Estados Unidos, conhecido como payroll, e os dados foram decepcionantes para o mercado: foram criadas 528 mil vagas em julho, ante uma projeção de 250 mil postos de trabalho.
Além disso, a taxa de 💥️desemprego caiu mais um pouco para 3,5%, ante os 3,6% esperados e observados no mês anterior.
Isso surpreendeu o mercado, principalmente após dois trimestres consecutivos indicarem 💥️produto interno bruto (PIB) negativo e a manutenção de 💥️juros seguir em uma curva crescente para combater a 💥️inflação.
“É um número muito exagerado que mostra que o mercado está extremamente aquecido. Com isso, temos S&P caindo, 💥️dólar se fortalecendo no mundo todo, 💥️real perdendo valor, bolsa brasileira caindo”, aponta Fabio Fares, especialista em macroeconomia da Quantzed.
Agora, a expectativa do mercado é de que o 💥️Federal Reserve eleve a taxa de 💥️juros americana em 💥️0,75 ponto porcentual na próxima reunião, marcada para os dias 20 e 21 de setembro.
Na semana passada, o banco central americano aumentou a taxa em 0,75 pp e sinalizou que as próximas altas poderiam ser mais brandas.
“A inesperada aceleração do crescimento da folha de pagamento, juntamente com a nova queda da taxa de desemprego e a retomada da pressão salarial, ridicularizam as alegações de que a economia está à beira da 💥️recessão. Isso aumenta as chances de outra alta de 0,75 pp em setembro”, afirma Michael Pearce, economista sênior dos EUA do Capital Economics.
As atenções, agora, se voltam para o Índice de Preços ao Consumidor (💥️CPI, na sigla em inglês). O indicador de inflação será divulgado na quarta-feira (10) e indica se a pressão inflacionária continua a ser um problema para a economia.
A inflação é a maior preocupação do Fed e um mercado de trabalho aquecido – especialmente com crescimento dos salários – gera um aumento no consumo e alimenta ainda mais a alta nos preços.
Para Carlos Vaz, CEO da Conti Capital, os dados mostram que os Estados Unidos estão longe de uma recessão. “Idealmente, algum afrouxamento no mercado de trabalho ajudaria a derrubar a inflação sem empurrar a economia para a recessão, algo ainda possível.”
🏆💥️Money Times é Top 8 em Investimentos!🏆
Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. C💥️lique aqui e deixe seu voto!
💥️Saiba mais! TEMPO DE RESULTADOS! MOMENTO DE GANHAR DINHEIRO? VALE INVESTIR? MELHOR AÇÃO?
O que você está lendo é [Fed pode elevar juros em 0,75 pp se mercado de trabalho continuar aquecido].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments