TSE disponibiliza simulador de voto; entenda a ordem e a quantidade de candidatos
Simulador permite eleitor entender a ordem dos candidatos e o número de cada um (Jeso Carneiro / Flickr)
O 💥️Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu site o simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições 2022. Dessa maneira, a eleitora ou o eleitor podem treinar como vai votar no dia do pleito como se estivesse diante de uma urna.
Assim, a ideia é preparar para o dia da votação em si. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e eventual segundo turno está previsto para o dia 30 de outubro.
Lançado para as 💥️eleições de 2014, o simulador ajuda a reduzir o tempo para votar, evitando longas filas nas seções eleitorais, já que permite maior compreensão da ordem de escolha dos candidatos durante a votação.
O primeiro cargo a ser preenchido na urna é de 💥️deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o eleitor deve escolher seu candidato a 💥️deputado estadual ou distrital & esse apenas para eleitores do Distrito Federal & (com cinco dígitos); para💥️ senador (com três dígitos), para governador (dois dígitos) e, por último, para 💥️presidente da República (com dois dígitos).
💥️Candidatos fictícios
No simulador os candidatos são todos fictícios, assim como os partidos. As opções são: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore.
Assim como na votação que acontece em outubro, esse ano o simulador traz novidades em termos de acessibilidade, como inclusão da intérprete de Libras e de tempo de espera de um segundo para a conferência do voto. Há, ainda, o tempo da confirmação adicional para o voto de legenda.
Além disso, a ferramenta teve uma atualização dos áudios para pessoas com deficiência visual.
💥️Como treinar
O simulador é intuitivo e basta entrar na página seguindo as orientações que surgem na tela para começar a votar. Inicialmente, é preciso escolher se a votação é no primeiro turno ou no segundo turno.
Ao escolher, por exemplo, o Partido do Folclore, surgem os candidatos Lobisomem, Cuca, Negrinho do Pastoreio ou Mapinguari. Aí é só digitar o número da candidata ou candidato escolhido. Caso tenha errado a digitação, é possível apertar a tecla “corrige” para reiniciar.
Se estiver tudo certo, basta apertar o botão “confirma”. Após concluir a votação de todos os cargos, aparece a palavra FIM e o famoso barulhinho da urna eletrônica: pililili.
No fim da votação, ou a qualquer momento, o eleitor poderá retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação (basta clicar no link “nova simulação”) para treinar mais vezes.
Devido ao caráter didático, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa, e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no 💥️Minuto Money Times, o 💥️Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfi
O que você está lendo é [TSE disponibiliza simulador de voto; entenda a ordem e a quantidade de candidatos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments