Grandes bancos melhoram visão para PIB do Brasil em 2022 após bom desempenho no 2° tri
Na esteira dos dados, o Bank of America elevou sua projeção para o crescimento da atividade econômica brasileira em 2022 para 3,25%, contra estimativa anterior de 2,5% (Imagem: REUTERS/Stephanie Keith)
Grandes 💥️bancos e outras instituições melhoraram suas projeções para a expansão da atividade econômica brasileira em 2022 nesta quinta-feira, em resposta ao crescimento de 1,2% do P💥️roduto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro.
Esse resultado, divulgado mais cedo pelo 💥️IBGE, veio acima do esperado e foi impulsionado pela recuperação do setor de serviços, bem como pelo aumento do consumo das famílias e dos investimentos. O dado do primeiro trimestre foi revisado para alta de 1,1%, ante 1,0% informado inicialmente.
Na esteira dos dados, o 💥️Bank of America elevou sua projeção para o crescimento da atividade econômica brasileira em 2022 para 3,25%, contra estimativa anterior de 2,5% & taxa que já era bem mais otimista que boa parte dos prognósticos de mercado.
“A atividade iniciou 2022 em ritmo forte, apesar do impacto negativo inicial da onda 💥️Ômicron (da Covid), e manteve seu desempenho ao longo do segundo trimestre”, disse em relatório David Beker, chefe de economia no Brasil e de estratégia para América Latina do BofA.
“Isso aconteceu antes mesmo da redução do ICMS, do aumento do 💥️Auxílio Brasil e da redução do preço dos combustíveis, que devem ter grande influência positiva nos resultados do próximo semestre.”
O Goldman Sachs também adotou visão mais otimista para o Brasil depois da publicação dos dados, e elevou seu prognóstico para o crescimento econômico do país neste ano a 2,9%, contra projeção anterior de 2,2%.
“A economia teve um desempenho surpreendentemente bom durante o primeiro semestre, apesar do aperto significativo das condições financeiras e da aceleração da inflação”, disse Alberto Ramos, diretor de pesquisa macroeconômica para América Latina do Goldman Sachs.
A gigante de pesquisa econômica Capital Economics, por sua vez, melhorou sua estimativa para o crescimento do PIB brasileiro neste ano a 2,5%, contra taxa de 2,0% prevista em cenário anterior.
Enquanto isso, algumas instituições financeiras mantiveram suas projeções para a atividade brasileira neste ano, mas passaram a enxergar viés positivo para seus prognósticos na esteira dos dados do PIB do segundo trimestre.
O Itaú e a XP, por exemplo, disseram em relatórios separados que os dados desta quinta-feira impuseram viés de alta para suas projeções atuais de crescimento em 2022 & ambas em 2,2%. Já o Santander passou a ver “riscos de alta significativos” para seu cenário de expansão de 1,9%.
2023: Desaceleração à frente
Apesar do otimismo para este ano, boa parte dessas mesmas instituições tem em comum a previsão de desaceleração econômica no ano que vem, em meio a adversidades tanto locais quanto externas.
Beker, do Bofa, por exemplo, citou uma desaceleração econômica global e efeitos defasados do ciclo de aperto monetário promovido pelo Banco Central do Brasil como riscos negativos para a atividade na segunda metade deste ano.
Esses fatores também foram citados por Ramos, do Goldman Sachs, que acrescentou preocupação com o alto endividamento das famílias e com a incerteza política pós-eleições presidenciais. “Em 2023, esperamos que a economia cresça pouco menos de 1%”, afirmou.
💥️Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Siga agora a página do Money Times no Facebook!
O que você está lendo é [Grandes bancos melhoram visão para PIB do Brasil em 2022 após bom desempenho no 2° tri].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments