UE se divide sobre limitar preço do gás da Rússia em meio a “guerra energética”

Instalação de gás de Kosakowo da Cavern Underground Gas Storage (CUGS), perto de Debogorze

“Temos que enviar um sinal claro de que faremos o que for preciso para apoiar nossas famílias, nossas economias” (Imagem: REUTERS/Kacper Pempel/File Photo)

Os ministros de energia da 💥️União Europeia estavam divididos nesta sexta-feira sobre se devem limitar os preços do 💥️gás russo, enquanto se reuniam para elaborar medidas para proteger cidadãos e 💥️empresas de contas de energia altíssimas.

Mas os ministros que chegaram para a reunião de emergência indicaram amplo apoio a medidas para evitar que fornecedores de energia sejam esmagados por uma crise de liquidez e vários disseram que é urgente dissociar o preço do gás de outras fontes de energia mais baratas.

As conversas ministeriais de sexta-feira visam reduzir as opções para uma discussão mais aprofundada, em vez de chegar a uma decisão final sobre as maneiras de enfrentar uma crise alimentada pela invasão da 💥️Ucrânia pela 💥️Rússia.

Mas muitos disseram que o acordo e a ação precisam ser rápidos.

“Estamos em uma guerra energética com a Rússia”, disse o ministro da Indústria tcheco, Jozef Sikela.

“Temos que enviar um sinal claro de que faremos o que for preciso para apoiar nossas famílias, nossas economias”.

As contas de energia, que já estão aumentando à medida que a demanda por gás se recupera da pandemia de 💥️Covid-19, dispararam desde a guerra na Ucrânia.

Como a Rússia reduziu as entregas de gás para a 💥️Europa após a imposição de sanções ocidentais, os governos da UE se esforçam para limitar o choque de preços de energia.

Uma proposta da UE para limitar os preços do gás russo até agora não conseguiu obter o apoio da maioria dos países, com a Rússia ameaçando cortar completamente os suprimentos cada vez menores que continuam a fluir se tal medida for tomada.

Os países bálticos estão entre os que apoiam a ideia, dizendo que isso privaria Moscou de dinheiro para financiar ações militares na Ucrânia.

Mas os estados da Europa Central e Oriental, muitos deles mais dependentes do que outros do 💥️combustível russo, temem perder todos os seus suprimentos, enquanto alguns questionam se um teto teria muito impacto na redução de preços quando as entregas são tão baixas.

O ministro da Economia alemão, Robert Habeck, disse que os ministros da UE devem dar luz verde a Bruxelas para preparar uma legislação para dissociar o preço do gás do preço que os consumidores pagam pela energia de outras concessionárias.

A Comissão Europeia disse nesta semana que proporia uma medida para se apossar das receitas de geradores de energia não associados ao gás e gastá-las com a redução das contas dos consumidores.

Um rascunho da proposta da Comissão, visto pela Reuters, teria um limite de 200 euros (201,74 dólares) por megawatt-hora para as receitas recebidas por geradores não que usam gás como fonte.

Aplica-se a geradores eólicos, nucleares e a carvão.

💥️Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Siga agora a página do Money Times no Facebook!

O que você está lendo é [UE se divide sobre limitar preço do gás da Rússia em meio a “guerra energética”].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...