Copom decreta fim do aperto da Selic e Fed chega atrasado na última Super Quarta do ano
Enquanto Copom encerra ciclo de aperto da Selic, presidente do Fed, Jerome Powell, sinaliza novas altas na taxa de juros dos EUA ainda neste ano (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)
A última “Super Quarta” de 2022 chega ao fim com decisões distintas dos 💥️bancos centrais dos Estados Unidos e do Brasil. Enquanto o Federal Reserve elevou a taxa de juros norte-americana em 0,75 ponto percentual (pp), pela terceira vez seguida, o 💥️Comitê de Política Monetária (Copom) optou por encerrar o ciclo de aperto da Selic.
Tal divergência realça a posição de vanguarda do BC brasileiro, que iniciou o processo de aumento dos juros básicos ainda em março de 2023. “Como se sabe, o Brasil foi o primeiro lugar no mundo a ajustar a taxa de juros – e fez muito”, ressalta um diretor da mesa de tesouraria de um banco estrangeiro.
Vale lembrar que o ciclo de aperto da Selic começou há cerca de um ano e meio, quando a taxa estava no mínimo histórico de 2%. Para o economista-chefe da Órama Investimentos, Alexandre Espírito Santo, o BC brasileiro se antecipou à perspectiva de piora da 💥️inflação.
Brasil tem histórico de inflação
Dito isto, a maioria & se não todos os ciclos inflacionários anteriores no Brasil & foram impulsionados principalmente por fatores internos. “Ou seja, um processo idiossincrático devido a uma situação doméstica específica”, emenda o profissional citado acima, sob a condição de não ser identificado.
Nesse sentido, nos últimos 40 anos, o 💥️Brasil teve muitos períodos de inflação com o restante do mundo desfrutando de uma situação que provavelmente não aconteceria tão cedo. “Mas desta vez é diferente porque a inflação se tornou um problema 💥️global”, completa o diretor.
Temporário por tempo indeterminado
Até que, então, o Fed finalmente decidiu abandonar o discurso anterior mais suave (“dovish”) para se concentrar no combate à alta da inflação. “O Fed estava com a narrativa de transitoriedade”, observa o economista da Órama.
Ele se refere ao discurso até o início deste ano do presidente do Fed, Jerome Powell, de caráter temporário da alta dos preços & o que não se confirmou. Com isso, o Fed está “atrasado”.
Por isso, o BC dos EUA precisou elevar hoje a taxa de juros nos EUA para o maior nível desde 2008. “O Fed está correndo atrás para retomar a confiança dos agentes econômicos”, completa Espírito Santo.
Para ele, a perspectiva de juros altos por mais tempo nos EUA, além de novas elevações até o intervalo entre 4,25% e 4,50% neste ano, parecem inevitáveis.
✅Siga o Money Times no Instagram!
✅Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!
O que você está lendo é [Copom decreta fim do aperto da Selic e Fed chega atrasado na última Super Quarta do ano].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments