Balanço eleitoral: Bolsonaro é o candidato que mais cresce nas pesquisas
Bolsonaro questiona a qualidade e a veracidade das pesquisas. (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)
A corrida eleitoral à presidência vem se mostrando acirrada este ano, com 💥️Jair Bolsonaro (PL) e 💥️Lula (PT) disputando o primeiro lugar, enquanto 💥️Ciro Gomes (PDT) e 💥️Simone Tebet (MDB) tentam se firmar politicamente.
O ex-presidente Lula é quem lidera as pesquisas eleitorais. No entanto, Bolsonaro é quem mais cresceu nos últimos meses.
A pesquisa do 💥️BTG Pactual e do Instituto 💥️FSB já apontava, lá em março, Lula com 43% dos votos, seguido por Bolsonaro, com 28% do eleitorado. Os dados divulgados pelo Ipec em junho também indicavam números parecidos: 49% para Lula e 23% para o atual presidente.
De lá para cá, Lula subiu, em média, 2 pontos percentuais nas pesquisas. No levantamento do BTG/FSB, por exemplo, ele soma 45% das intenções de votos. Já Bolsonaro avançou para 35% – são 7 pontos percentuais a mais.
A pesquisa da Quaest e 💥️Genial Investimentos indica uma alta parecida, de 8 pp. Neste caso, o candidato subiu de 26% para 34%. Lula, por outro lado, manteve 44%.
Vale ou não vale?
Nos últimos dias, a campanha de Bolsonaro passou a questionar a qualidade e a veracidade das pesquisas, na tentativa de diminuir os votos de Lula.
“Essas pesquisas não valem de nada. Erraram tudo em 2018 e agora, obviamente, potencializam o outro lado”, disse o presidente na terça-feira passada, (23).
Um dia antes da declaração, o presidente da Câmara dos Deputados, 💥️Arthur Lira, questionou em seu Twitter resultados diferentes e pediu punição aos institutos de pesquisa.
“Nada justifica resultados tão divergentes dos institutos de pesquisas. Alguém está errando ou prestando um desserviço. Urge estabelecer medidas legais que punam os institutos que erram demasiado ou intencionalmente para prejudicar qualquer candidatura.”
Nada justifica resultados tão divergentes dos institutos de pesquisas. Alguém está errando ou prestando um desserviço. Urge estabelecer medidas legais que punam os institutos que erram demasiado ou intencionalmente para prejudicar qualquer candidatura.— Arthur Lira (@ArthurLira_) September 22, 2022
Regiões
Os dados do BTG/FSB mostram que o candidato do PT lidera na maioria das regiões brasileiras, perdendo apenas no Sul, onde Bolsonaro está com 51% dos votos e avançou 11 pp nos últimos meses.
Na verdade, Lula ganha disparado no Nordeste, onde se mantém com 62% da liderança. Já no Sudeste, ele teve uma perda de intenções de votos no começo de setembro, e conseguiu voltar para os 39% nas últimas duas semanas.
No Norte e Centro-Oeste, o ex-presidente também tem lutado para garantir a liderança, sendo que Lula e Bolsonaro chegaram a apresentar o mesmo percentual de intenções de votos em mais de um momento.
Na pesquisa da Genial/Quaest, os números são parecidos. Mas, no Sudeste, ambos os candidatos estão empatados com 38% dos votos, cada.
Perfil do eleitorado
Quando avaliado o perfil dos eleitores. Lula é preferência entre mulheres e pessoas que recebem até dois e cinco salários mínimos. Já Bolsonaro se destaca entre homens, classes de renda alta e evangélicos. Isso, no levantamento BTG/FSB.
Na da Genial/Quaest, Lula aparece à frente de Bolsonaro inclusive entre o eleitorado masculino, com 42% das intenções de votos, contra 39%.
O ex-presidente também está melhor posicionado em relação às faixas etárias, sendo que está na liderança em todas. Já na primeira pesquisa, Bolsonaro é preferido entre os eleitores de 25 a 40 anos.
💥️MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! 💥️Siga o Money Times no Facebook!
O que você está lendo é [Balanço eleitoral: Bolsonaro é o candidato que mais cresce nas pesquisas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments