IGP-M cai 0,95% em setembro e desacelera alta no ano, aponta FGV
Com o resultado, o indicador da inflação acumula alta de 6,61% no ano e de 8,25% em 12 meses (Imagem: David Paul Morris/Bloomberg)
O Índice Geral de Preços & Mercado 💥️(IGP-M) caiu 0,95% em setembro na comparação mensal, após recuar 0,7% em agosto. O movimento intensifica a trajetória de 💥️deflação.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (💥️FGV Ibre) nesta quinta-feira (29).
Com o resultado, o indicador acumula alta de 6,61% no ano e de 8,25% em 12 meses. Em setembro de 2023, o índice havia caído 0,64% e acumulava alta de 24,86% em 12 meses.
💥️Deflação no atacado e no varejo
A abertura do dado mensal indicou que as quedas registradas nos preços de 💥️commodities e 💥️combustíveis seguem influenciando o resultado do IPA, explicou André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.
Porém, para o consumidor, a 💥️deflação ficou menos negativa, passando de -1,18% em agosto para -0,08% em setembro. Segundo o especialista, “o setor serviços contribuiu para tal movimento”.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) caiu 1,27% em setembro, após queda 0,71% em agosto. Em relação aos subgrupos do indicador de 💥️inflação, o grupo Bens Finais caiu 0,39% em setembro, com principal contribuição partindo do subgrupo alimentos processados.
A taxa do grupo Bens Intermediários passou de -0,76% em agosto para -1,47% em setembro, o subgrupo combustíveis e lubrificantes foi o que mais contribuiu para o resultado.
Já o estágio das Matérias-Primas Brutas caiu 1,84% em setembro, após queda de 0,63% em agosto.
Enquanto isso, no subgrupo da 💥️inflação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), seis das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação.
Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) da 💥️inflação variou 0,10% em setembro, ante 0,33% em agosto.
Os três grupos componentes do INCC registraram as seguintes variações na passagem de agosto para setembro: materiais e equipamentos (0,03% para -0,14%), serviços (0,68% para 0,34%) e mão de obra (0,54% para 0,26%).
💥️MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! 💥️Siga o Money Times no Facebook!
Saiba mais! HENRIQUE MEIRELLES FALA SOBRE POLÍTICA ECONÔMICA E UMA POSSÍVEL VOLTA AO GOVERNO!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
O que você está lendo é [IGP-M cai 0,95% em setembro e desacelera alta no ano, aponta FGV].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments