“Disputa acirrada entre Bolsonaro e Lula sacramenta derrota de pesquisas eleitorais”, diz analista

Urna Eletrônica

Pesquisas eleitorais não captaram o voto, de fato, do brasileiro, dizem analistas do mercado, reiterando erros dos levantamentos (Imagem: Roberto Jayme/Ascom/TSE)

A 💥️disputa acirrada em primeiro turno não foi uma surpresa, segundo analistas do mercado, que previam uma diferença menor do que a desenhada em pesquisas eleitorais, exibindo erros dos levantamentos.

O ex-presidente 💥️Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderou com 48,13% dos votos válidos, obtendo mais de 56,2 milhões de votos. O presidente 💥️Jair Bolsonaro (PL) foi votado por quase 50,8 milhões de brasileiros, alcançando 43,44% dos votos. Por volta das 22h10 (de Brasília), 98,76% das urnas haviam sido apuradas.

Lula liderou com folga nos estados do 💥️Nordeste, além de 💥️Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país. Já Bolsonaro levou 💥️vantagem em 13 estados, incluindo 💥️São Paulo & que tem o maior número de eleitores -, além do Distrito Federal.

Derrota das pesquisas eleitorais

Uma pesquisa Datafolha chegou a colocar Lula com 10 pontos percentuais a frente de Bolsonaro. Apesar da vantagem, analistas comentam que o mercado não comprou essa diferença de votos e já previa uma disputa mais acirrada entre os candidatos.

Lula liderou praticamente todos levantamentos de intenção de votos.

Para o sócio-analista da Ajax Asset, Rafael Passos, o resultado do primeiro turno “sacramenta a derrota das pesquisas eleitorais”.

Segundo ele, era praticamente um consenso entre os agentes de mercado que a disputa iria para um segundo turno com uma diferença apertada entre Lula e Bolsonaro.

Governos e senadores

“A eleição presidencial acabou sendo muito mais apertada do que as pesquisas apresentaram, mas ainda será um segundo turno bastante disputado em meio a um cenário ‘em aberto'”, avalia o CIO da TAG investimentos, Dan Kawa.

Segundo ele, houve 💥️erros gigantescos nas pesquisas eleitorais, especialmente nas corridas para governos estaduais e para o senado.

Portanto, caminha-se para uma eleição com vitórias relevantes de governadores aliados de Bolsonaro, além de senadores, diz. “A bancada da Câmara também apresenta uma força relevante da direita e centro-direita”, destaca Kawa.

💥️MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! 💥️Siga o Money Times no Facebook!

O que você está lendo é [“Disputa acirrada entre Bolsonaro e Lula sacramenta derrota de pesquisas eleitorais”, diz analista].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...