Compagas fecha contrato com Tradener para receber gás natural, em alternativa à Petrobras
Esse tipo de oferta já havia sido testado pela Compagas, em junho, com a própria Tradener (Imagem: REUTERS/Lisa Leutner)
A 💥️Companhia Paranaense de Gás (Compagas) assinou com a Tradener um contrato para receber até 300 mil metros cúbicos de 💥️gás natural por dia, em seu primeiro grande movimento com um fornecedor alternativo à 💥️Petrobras (💥️PETR4), informou a distribuidora à Reuters nesta segunda-feira.
A primeira entrega de gás pelo novo contrato, assinado no início do mês, foi concretizada nesta data, com um volume de 87 mil metros cúbicos.
Oriundo da 💥️Bolívia, o gás será fornecido na modalidade interruptível, ou seja, quando a demanda pode ser interrompida ou reativada mediante disponibilidade de molécula e transporte por parte dos supridores.
Esse tipo de oferta já havia sido testado pela Compagas, em junho, com a própria Tradener.
A modalidade foi a solução encontrada pela distribuidora para diversificar fornecedores, uma vez que atualmente, há uma indisponibilidade de capacidade de saída de transporte, totalmente ocupada pela Petrobras, o que dificulta, no curto prazo, a viabilização de novos contratos de fornecimento firme no Estado.
Segundo a Compagas, a diversificação na oferta de suprimento, com maior competitividade, será revertida em redução do preço médio do gás natural para os seus consumidores.
“Esse novo contrato certamente vai nos auxiliar a obter um maior ganho de competitividade em nosso portfólio de suprimento e, consequentemente, para nossos consumidores”, disse em nota o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr.
Com o contrato, a companhia encerra a chamada pública aberta em 2023 em conjunto com as distribuidoras Companhia de Gás do Estado de 💥️Mato Grosso do Sul (MSGÁS), Gas Brasiliano Distribuidora (GasBrasiliano), Companhia de Gás de 💥️Santa Catarina (SCGÁS) e Companhia de Gás do Estado do 💥️Rio Grande do Sul (SULGÁS).
Atualmente, outra chamada pública está em andamento, pela qual a empresa planeja comprar 70 mil m³/dia de gás para complementar os contratos vigentes e atender ao mercado cativo a partir de 2023, além de mais de 500 mil m³/dia de volume firme para 2024 e 2025.
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!
O que você está lendo é [Compagas fecha contrato com Tradener para receber gás natural, em alternativa à Petrobras].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments