Restrições de oferta e flexibilização de quarentena na China movimentam mercados do petróleo hoje; confira

Saudi Aramco

Petróleo tem dia de descanso, com choques de demanda e oferta disputando os rumos do mercado (Imagem: REUTERS/Ahmed Jadallah)

Os contratos futuros de 💥️petróleo operaram sem direção definida nessa quinta-feira (20), com investidores olhando para flexibilização de quarentena na 💥️China, restrições de oferta e perspectivas de desaceleração econômica.

Por volta das 17h, o WTI (referência americana) futuro operava com ganhos leves de 0,19%, já o Brent (referência internacional) futuro ficava na linha d’água. Com o resultado, o Brent fica estacionado na marca dos US$ 92/barril.

Entenda o que moveu os mercados de petróleo hoje

Forças contrárias tentaram disputar o rumo dos mercados durante o pregão. De um lado, investidores repercutiram o corte de 2 milhões de barris anunciado pela Opep+ no início de outubro. A diretriz começa a valer em novembro, mas analistas não esperam uma adesão homogênea entre os países-membros.

A ação da Opep visa estabelecer um piso para o preço do petróleo, próximo dos US$ 80/barril, como forma de blindar os mercados das pressões baixistas geradas pela desaceleração econômica global.

Concorre também à redução da disponibilidade de petróleo no mercado a provável aprovação de um pacote europeu que visa banir a compra de petróleo russo.

Do ponto de vista da demanda, investidores continuaram monitorando notícias vindas da China. Hoje mais cedo, foi noticiado pela 💥️Bloomberg que Pequim cogita afrouxar regras de quarentena para visitantes. Embora gradual, o gesto é uma das primeiras sinalizações de flexibilização da política de ‘tolerância zero’ contra a covid-19, que resultou em severos lockdowns no país cujos efeitos se fizeram sentir no consumo doméstico de combustíveis.

Petroleiras fecham dia em alta

Após o fechamento do mercado em Londres, a Shell 💥️(SHEL) subiu 1,28%. Em Nova York, ao fim do pregão,  ExxonMobil 💥️(XOM) e Chevron 💥️(CVX) ganharam, respectivamente, 0,14% e 0,57%.

A Petrobras💥️ (PETR4) fechou em alta de 2,96%.

💥️Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O 💥️Money Times é finalista em duas categorias do 💥️Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. 💥️Deixe seu voto aqui!

O que você está lendo é [Restrições de oferta e flexibilização de quarentena na China movimentam mercados do petróleo hoje; confira].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...