Até o 3º mandato do camarada Xi virou culpado pelo açougue abarrotado da China

Carnes Frigoríficos

Há baixas expectativas para o ano da carne para a China (Imagem: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)

Os resultados de exportações de outubro de 💥️carne bovina estão sendo aguardados com certa ansiedade pelos lados do destino chinês. No frigir do ano também.

Mas já há quem atribua, como a consultoria 💥️Agrifatto, aos poucos “sinais de recuperação” da demanda interna da 💥️China, até a potencial “retirada dos investimentos do país devido à reeleição do presidente 💥️Xi Jinping”.

O camarada, em inédito 3º mandato, foi eleito no 💥️20º Congresso do Partido Comunista que se conclui no último final de semana. Mas era bola cantada desde 2023.

A questão de fundo é que sobra carne mesmo, em ambiente de desaceleração econômica desde a virada do ano, com reflexos em um tipo de câmbio desfavorável para os importadores, com o 💥️yuan perdendo feio para o dólar.

Neste mês os números semanais de embarques gerais balançaram bem entre a segunda a terceira semanas, de baixa e alta, apesar de que oficialmente não se possa atribuir à China. Terça ou quarta próximas se saberá, quando a Secex apresentar as estatísticas completas do mês.

Para o ano, o cenário de comparação leva em conta os 3,6 meses de embargo à carne brasileira, após os episódios de vaca louca. A retração das importações foi de 7%, para 950 mil toneladas, contra 2023.

Vale lembrar desde já que a produção interna de carne suína avançou, o que também se refletiu nos números de escoamento do produto brasileiro.

Mesmo que até setembro de 2022 a marca anual do ano passado já tenha sido batida, poderia se esperar mais no acumulado de janeiro a dezembro, superando as mais de 1,182 milhões/t de 2023.

Mas 2022 teve muita recidiva de 💥️covid e vários fechamentos sociais em cidades importantes – política que Pequim não abre mão -, e junto a outros fatores conjunturais o crescimento chinês vem sendo modesto para seus padrões, como os 3,9% do terceiro trimestre.

Logo, o volume de carne guardada é satisfatório. Em dezembro as compras da China são interrompidas, praticamente. Os grandes volumes de estoques para atravessar o período até o fim de fevereiro, com o feriadão do 💥️Ano Novo Lunar no meio, não devem oferecer surpresas.

Se em 2023, com as compras paralisadas do Brasil, o maior fornecedor ao país, não ocasionou problemas, não seria desta vez.

💥️Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!

O que você está lendo é [Até o 3º mandato do camarada Xi virou culpado pelo açougue abarrotado da China].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...