Eleições: Bolsonaro empata com Lula no seu melhor cenário; veja agregado de 8 pesquisas
Eleições apertadas: teto de votos de Bolsonaro é igual ao piso de votos de Lula no segundo turno (Imagem: Reprodução)
O presidente 💥️Jair Bolsonaro (💥️PL) pode estar 💥️empatado com Luiz Inácio 💥️Lula da Silva (💥️PT), quando se considera seu 💥️melhor cenário contra o 💥️pior do petista. É o que se conclui da 💥️análise agregada de 💥️oito pesquisas eleitorais publicadas nesta última semana antes do 💥️segundo turno das💥️ eleições.
No agregado, Lula aparece com um💥️ piso de 46,94% dos 💥️votos totais, contra um💥️ teto de 46,74% de Bolsonaro. A diferença de 💥️0,2 ponto percentual coloca o ex-capitão praticamente empatado com o ex-presidente.
Eleições: Melhor cenário de Bolsonaro empata com pior cenário de Lula (total de respostas agregadas de 8 pesquisas eleitorais & em total de respostas)
mexer no salário de brasileiros com mudança nos impostos – e isso pode impactar sua renda nos próximos meses. Entenda neste link o que eles querem fazer.A análise feita pelo💥️ Money Times considerou as pesquisas do 💥️Ipec, 💥️Atlas Intel, 💥️Ipespe, 💥️Datafolha, 💥️Brasmarket, 💥️PoderData, 💥️Quaest e 💥️Paraná Pesquisas. Todas foram divulgadas entre segunda-feira (24) e hoje (27).
Como as amostras e as margens de erro diferem, conforme o instituto, o primeiro passo para agregar as sondagens foi decompor o número total de pessoas que votariam em Lula, Bolsonaro, brancos e nulos, além dos indecisos. O procedimento foi feito para cada pesquisa.
Em seguida, a reportagem calculou também o total de respostas, considerando-se as margens de erro de cada pesquisa. Os melhores cenários são aqueles em que a margem de erro é contada para mais, ou seja, os candidatos podem ter mais votos do que o cenário básico do instituto.
Veja os números de Lula
IpecLula (continuação)
IpecJá os piores cenários consideram a margem de erro para menos, ou seja, Lula e Bolsonaro teriam menos votos do que o cenário básico de cada sondagem.
O passo seguinte foi somar todas as colunas. Lula obteve, no total, 11.986 menções no cenário básico, contra 10.983 de Bolsonaro. No pior cenário, Lula teria 11.550 eleitores, e Bolsonaro, 10.547. No melhor cenário de ambos, o petista subiria para 12.424 votantes, e Bolsonaro, para 11.502.
Veja os números de Bolsonaro
IpecBolsonaro (continuação)
IpecPor último, esses números foram comparados com o universo total de entrevistados das pesquisas desta semana: 24.608 indivíduos. É claro que é impossível determinar se uma mesma pessoa foi entrevistada por dois ou mais institutos. Por isso, considerou-se que cada uma participou apenas de uma pesquisa.
Lula lidera em cenário básico das oito pesquisas
Com isso, o agregado de oito pesquisas do 💥️Money Times mostra que, no cenário básico, Lula lidera com 48,71% dos votos totais, seguido por Bolsonaro, com 44,63%. Brancos e nulos somam 4,62%, e indecisos, 2,04%.
De acordo com a margem de erro agregada, Lula oscila entre 46,94% e 50,49% dos votos totais; Bolsonaro vai de 42,86% a 46,74%. Brancos e nulos se estendem de 2,84% a 6,4%, e indecisos, de 0,5% a 3,64%.
Somente no cenário básico, foi possível arredondar a soma para 100%. Isto, porque a composição dos demais cenários não pode ser determinada com tal precisão. No melhor cenário de Bolsonaro, por exemplo, 46,74% de votos, Lula pode tanto aparecer em seu pior momento (46,94%) ou em algum ponto intermediário. Tudo dependerá de como se comportariam brancos, nulos e indecisos neste caso.
Matematicamente, seria possível, inclusive, que ambos estivessem no topo da margem de erro, com Lula totalizando 50,49% das menções, Bolsonaro com 46,74%, e uma taxa residual de brancos, nulos e indecisos de apenas 2,77%.
Na outra ponta, o petista e o ex-capitão poderiam, igualmente, estar no piso da margem de erro, com 46,94% e 42,86%, respectivamente. Neste caso, brancos, nulos e indecisos somariam 10,2% da amostra.
Outra constatação é que, no agregado das oito pesquisas, a margem de erro de Lula é menor que a de Bolsonaro. Os números do ex-presidente podem oscilar, na média, 1,77 ponto percentual para menos e 1,78 ponto para mais. Já os de Bolsonaro oscilam 1,77 ponto para menos, e 2,11 pontos para mais. Na prática, isso mostra que a maior discrepância entre os institutos foi o teto de votos do ex-capitão.
Mais do que cravar uma virada de Bolsonaro, o que a análise agregada das pesquisas mostra é que o presidente ainda se mantém competitivo, a três dias da realização do segundo turno das eleições, no próximo domingo (30). Até que o resultado das urnas seja conhecido, ninguém baixará a guarda, seja na campanha petista, seja na bolsonarista.
💥️Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!
O que você está lendo é [Eleições: Bolsonaro empata com Lula no seu melhor cenário; veja agregado de 8 pesquisas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments