Lula eleito: “Em qualquer lugar do mundo, o derrotado já teria ligado”

Lula eleito presidente eleição eleições 2022 segundo turno

Incerteza: Lula, presidente eleito neste segundo turno, mostrou inquietação sobre a transição do governo, diante da falta de contato de Bolsonaro (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

O 💥️presidente eleito, Luiz Inácio 💥️Lula da Silva (💥️PT), não deixou passar despercebida a mudez do atual presidente, 💥️Jair Bolsonaro (💥️PL), derrotado no 💥️segundo turno das 💥️eleições neste domingo (30). No discurso que fez aos eleitores que festejavam sua vitória na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, Lula alfinetou o adversário.

“Em qualquer lugar do mundo, o derrotado já teria ligado, mas não sei se ele vai ligar”, afirmou Lula. O petista, que conquistou seu terceiro mandato após governar o Brasil entre 2003 e 2010, não citou nominalmente Bolsonaro, mas se referiu a ele, no momento em que se disse preocupado com o clima raivoso que envolve o país.

{{ cargo.name }} {{ abrangencia.name }}
0" :async="true" :simple="{ prev: '‹', next: '›' }"> Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

A preocupação de Lula com a falta de contato de Bolsonaro se estende, também, à transição do governo. Antes, no pronunciamento que fez à imprensa no hotel em que sua campanha acompanhou a apuração, o futuro presidente mostrou inquietação com a incerteza sobre como será a transparência das informações prestadas pela equipe que está de saída do Planalto. “Tenho apenas dois meses para conhecer como está a máquina pública”, disse, naquele momento.

Já na carro de som na Avenida Paulista, o petista afirmou que seu ministério será marcado pela diversidade e capacidade de dialogar. “Vamos ter que montar um governo com a cara da campanha, com todos os partidos que participaram, com pessoas da sociedade que podem contribuir, porque a gente vai ter de falar com muita gente com raiva aqui e no mundo”, disse.

Lula eleito: Gestos às mulheres, ao Nordeste e a minorias

Lula também fez destacou o papel de alguns grupos específicos de eleitores que contribuíram para sua eleição, como as mulheres. “Eu devo muito da minha vitória às mulheres do Brasil”, declarou. O ex-sindicalista acrescentou que suas eleitoras são “mulheres que não aceitam ser objetos de cama e mesa”, e defendeu políticas de equiparação salarial entre homens e mulheres que exercem as mesmas funções e cargos.

Lula também destacou a importância do Nordeste para sua vitória, e chamou os nordestinos de “povo extraordinário” lembrou que eles foram “ofendidos” por Bolsonaro durante a campanha. “Os nordestinos foram um povo porreta na minha primeira eleição, na segunda, na vitória de Dilma e, agora, nesta vitória”, declarou.

Ainda falando a grupos que perderam o protagonismo no governo Bolsonaro, o presidente eleito provocou o adversário derrotado: “como um povo como o brasileiro sofreu tanto com um governo fascista que não gosta de negro, de pobre, de mulheres, de indígenas?”

Lula eleito com 50,9% dos votos válidos

Lula foi eleito com 50,9% dos votos válidos. Esta foi a eleição de segundo turno mais apertada desde a redemocratização. Bolsonaro terminou com 49,10%. Em números, o petista teve 60,3 milhões de votos, ante 58,2 milhões do ex-capitão.

Os votos em branco somaram 1,8 milhão (1,42% do total). Já os nulos representaram 3,9% do total, ou 3,9 milhões de votos.

💥️Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!

O que você está lendo é [Lula eleito: “Em qualquer lugar do mundo, o derrotado já teria ligado”].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...