ONS prevê carga de energia menor em novembro, faz ajuste em armazenamento do Sudeste
Para a carga, o órgão estimou queda de 1,7% em novembro ante igual mês de 2023, ante -0,6% previsto na semana passada (Imagem: REUTERS/Pawel Kopczynski)
O 💥️Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) passou a prever queda mais acentuada da carga de 💥️energia elétrica no 💥️Brasil em novembro, ao mesmo tempo que fez um ajuste para baixo nas estimativas para nível de reservatórios no Sudeste ao final do mês, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira.
Para a carga, o órgão estimou queda de 1,7% em novembro ante igual mês de 2023, ante -0,6% previsto na semana passada.
Já para os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, o 💥️ONS estimou que cheguem ao final de novembro com 49,0% da capacidade, um pouco abaixo dos 49,9% projetados anteriormente.
Apesar da revisão para baixo, o armazenamento no principal submercado do país está no maior nível desde 2011 e também bastante superior ao de 2023, quando o país teve forte escassez de chuvas, o que levou a riscos de racionamento de energia.
O ONS também estimou que as hidrelétricas do subsistema Sul receberão mais chuvas ao longo do mês. A expectativa é de que o volume de chuvas chegue a 101% da média histórica em novembro, ante 96% previstos na semana anterior.
Para os demais submercados, foram reduzidas as estimativas de chuvas para o Sudeste/Centro-Oeste (89% da média, ante 96% estimados na semana passada) e Norte (170%, ante 173%), e elevada a previsão para o Nordeste (65%, ante 45%)
✅💥️Siga o Money Times no Instagram!
✅Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!
O que você está lendo é [ONS prevê carga de energia menor em novembro, faz ajuste em armazenamento do Sudeste].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments