Arminio, Bacha e Malan alertam Lula sobre risco de subestimar mercados e pedem responsabilidade fiscal
São todos sintomas da perda de confiança na moeda nacional, cuja manifestação mais extrema é a escalada da inflação (Imagem: REUTERS/Jamil Bittar)
Os economistas Arminio Fraga, Edmar Bacha e Pedro Malan publicaram nesta quinta-feira uma carta aberta ao presidente eleito💥️ Luiz Inácio Lula da Silva na Folha de S.Paulo, em que alertam para o risco de se subestimar reações adversas dos mercados financeiros a medidas que vão contra a responsabilidade fiscal.
A carta dos economistas, que anunciaram voto em Lula no segundo turno da eleição presidencial contra o atual presidente 💥️Jair Bolsonaro, veio depois que o petista voltou a criticar nesta quinta-feira a regra do teto de gastos e desdenhou das reações do mercado financeiro a suas falas.
“Ah, mas se eu falar isso vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar. Paciência. Porque o 💥️dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia”, disse Lula mais cedo em discurso no 💥️Egito, onde está participando da COP27.
Em resposta às declarações do presidente eleito, Fraga, Bacha e Malan disseram que “a alta do dólar e a queda da bolsa não são produto da ação de um grupo de especuladores mal-intencionados” e que “a responsabilidade fiscal não é um obstáculo ao nobre anseio de responsabilidade social”.
“É preciso que se entenda que os juros, o dólar e a bolsa são o produto das ações de todos na economia, dentro e fora do Brasil, sobretudo do próprio governo”, continuaram os economistas na carta, afirmando que “dólar alto significa certo arrocho salarial”, causado pela inflação que vem a reboque, e que a bolsa é importante fonte de investimentos, mas um canal que “anda entupido”.
“São todos sintomas da perda de confiança na moeda nacional, cuja manifestação mais extrema é a escalada da inflação. Quando o governo perde o seu crédito, a economia se arrebenta. Quando isso acontece, quem perde mais? Os pobres!”
A carta dos economistas trouxe críticas à PEC da Transição almejada pelo governo eleito, cuja minuta apresentou proposta de excepcionalizar do teto de gastos 175 bilhões de reais para o pagamento do 💥️Bolsa Família a partir de 2023, sem um prazo determinado.
Eles destacaram que a PEC, os discursos de Lula e suas nomeações recentes sugerem que seu histórico de disciplina fiscal “não basta”.
“O teto, hoje a caminho de passar de furado a buraco aberto, foi uma tentativa de forçar uma organização de prioridades. Por que isso? Porque não dá para fazer tudo ao mesmo tempo sem pressionar os preços e os juros… Hora de tomar providências, sob pena de o povo outra vez tomar na cabeça”, disseram eles na carta.
Bacha e Malan foram responsáveis pela formulação e implementação do Plano Real e comandaram, respectivamente, o 💥️BNDES e 💥️Ministério da Fazenda durante o governo 💥️Fernando Henrique Cardoso. Armínio foi presidente do 💥️Banco Central entre 1999 e 2003, no segundo mandato de Fernando Henrique.
O dólar chegou a saltar para acima de 5,50 reais mais cedo nesta quinta-feira, enquanto o 💥️Ibovespa (💥️IBOV) tombava, reagindo à proposta de gastos extra-teto da PEC e às alfinetadas de Lula contra os mercados. Os juros futuros, por sua vez, dispararam.
✅Siga o Money Times no Facebook!
✅Conecte-se com jornalistas e leitores do 💥️Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!
O que você está lendo é [Arminio, Bacha e Malan alertam Lula sobre risco de subestimar mercados e pedem responsabilidade fiscal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments