Chanceler russo critica postura do Ocidente sobre órgão de segurança europeu

Chanceler russo Sergei Lavrov visita Jordânia

Em uma coletiva de imprensa, Lavrov fez uma longa explanação das queixas históricas da Rússia contra o Ocidente (Imagem: REUTERS/Alaa Al Sukhni)

O ministro das Relações Exteriores da 💥️Rússia, 💥️Sergei Lavrov, disse nesta quinta-feira que grandes problemas se acumularam na Organização para Segurança e Cooperação na 💥️Europa, acusando o Ocidente de rejeitar a chance de fazer da OSCE uma verdadeira ponte com a Rússia após a Guerra Fria.

Em uma coletiva de imprensa, Lavrov fez uma longa explanação das queixas históricas da Rússia contra o Ocidente, dizendo que a “ampliação imprudente” da 💥️Otan desvalorizou os princípios básicos da OSCE, de 57 nações, o principal órgão de supervisão da segurança e dos direitos na Europa.

“Aproveitando-se de sua superioridade numérica nesta organização, o Ocidente vem tentando há muitos anos, se quiserem, privatizá-la. Ou talvez seja mais correto dizer que está tentando realizar uma operação de aquisição da OSCE, para subjugar esta última plataforma para o diálogo regional”, disse Lavrov.

A 💥️Polônia não concedeu vistos a uma delegação russa para participar de uma reunião de ministros das Relações Exteriores da OSCE em Lodz na quinta e sexta-feira, e disse que Moscou seria representada por seu delegado permanente na OSCE.

A 💥️Ucrânia também criticou a OSCE, dizendo que a Rússia deveria ser removida dela após a invasão.

Kiev também se opôs ao título de um evento na reunião de Lodz que se referia a uma encruzilhada da OSCE.

“Eu ousei discordar do título. A OSCE está em uma estrada para o inferno porque a Rússia abusa de suas regras e princípios…”, escreveu o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, no Twitter.

“Tudo foi tentado em relação à Rússia: agradar, apaziguar, ser legal, ser neutro, engajar, não chamar uma pá de pá. Conclusão: seria melhor para a OSCE continuar sem a Rússia.”

Falando em Lodz, a subsecretária de Estado dos 💥️EUA, Victoria Nuland, disse que a Rússia “fracassou comprovadamente em quebrar a OSCE”.

“Pelo contrário, esta organização, como a ONU, disse ‘não’ aos esforços de Moscou para dividi-la, paralisá-la, destruí-la”, disse ela.

💥️Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, 💥️siga o Money Times no Linkedin!

O que você está lendo é [Chanceler russo critica postura do Ocidente sobre órgão de segurança europeu].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...