Ucrânia enfrenta ataque russo no leste, aliados de Kiev planejam ajuda de inverno
Os violentos combates na região nas últimas semanas não deixaram claro quais partes de Donetsk estão sob controle russo e ucraniano (Imagem: REUTERS/Alexander Ermochenko)
💥️Rússia e Ucrânia se enfrentavam em combates intensos na região de Donetsk, leste do país, nesta terça-feira, quando os aliados de 💥️Kiev se reuniram em Paris para fornecer ajuda urgente para auxiliar os ucranianos a sobreviver às temperaturas congelantes do inverno.
Moscou está lutando para assumir o controle total das regiões de Donetsk e Luhansk, dois dos quatro territórios que o Kremlin afirma ter anexado em votação que foi classificada pela maioria dos países como ilegal.
Moscou também está atacando a infraestrutura de energia da 💥️Ucrânia com ondas de ataques com mísseis e drones, às vezes cortando a eletricidade de milhões de civis durante o conflito mais mortal da 💥️Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
“Eles estão bombardeando muito forte, há bombardeios especialmente à noite”, disse Valentyna, de 70 anos, à Reuters enquanto fugia da cidade ucraniana de Bakhmut, que Moscou busca capturar, mas que agora está em ruínas por causa do bombardeio incessante.
Valentyna, que se recusou a dar seu sobrenome, falou em uma van dirigindo para a relativa segurança de Pokrovsk, controlada pelos ucranianos.
“A casa tremia e a cada minuto, segundo, que você espera, ela pode desmoronar ao seu redor e pronto. Eu não consegui nem dormir na última semana, então decidi ir embora”, acrescentou ela.
Denis Pushilin, administrador instalado pela Rússia da parte controlada por Moscou, disse à mídia russa que pouco mais da metade da República Popular de Donetsk foi “libertada”. A autoproclamada república é uma entidade dissidente apoiada pela Rússia que luta contra as forças ucranianas desde 2014.
A Reuters não conseguiu verificar o relato de forma independente.
Os violentos combates na região nas últimas semanas não deixaram claro quais partes de Donetsk estão sob controle russo e ucraniano.
Três civis foram mortos na região de Donetsk nas últimas 24 horas, disse o governador regional Pavlo Kyrylenko em seu canal Telegram, enquanto na região sul, em Kherson, o governador regional Yaroslav Yanushevych relatou que três pessoas foram mortas e 15 ficaram feridas em ataques de artilharia russa no dia anterior.
As tropas russas bombardearam a parte da região de Kherson sob controle ucraniano 57 vezes, disse ele.
O bombardeio contínuo da Rússia na linha de frente em Donetsk destruiu completamente a cidade de Bakhmut e danificou fortemente a cidade de Avdiivka, que fica no centro da região, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, na sexta-feira.
Belarus, um aliado próximo da Rússia, lançou uma inspeção rápida da prontidão de combate de suas tropas após uma ordem do presidente Alexander Lukashenko, disse o Ministério da Defesa nesta terça-feira.
Foi a mais recente de uma onda de ações militares, incluindo um exercício antiterrorista na semana passada, que tem levantado temores de que a Rússia possa montar um ataque à Ucrânia a partir do território bielorrusso nos próximos meses.
Enquanto isso, em Paris, cerca de 70 países e instituições discutiam o que pode ser oferecido até março para manter água, alimentos, energia, saúde e transporte da Ucrânia. Zelenskiy disse que a Ucrânia precisa de pelo menos 800 milhões de euros em energia de inverno urgente. Um segundo encontro entre 💥️França, Ucrânia e cerca de 500 empresas vai avaliar o que pode ser investido e feito a curto e longo prazo.
O que você está lendo é [Ucrânia enfrenta ataque russo no leste, aliados de Kiev planejam ajuda de inverno].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments