Confiança da indústria sobe em dezembro após três meses de queda

Indústria setor automotivo

O 💥️Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE foi a 93,3 pontos este mês (Imagem: Shutterstock/Monty Rakusen/Image Source on Offset)

A 💥️confiança da indústria no Brasil subiu 1,2 ponto em dezembro, após três meses de quedas consecutivas, refletindo melhora na avaliação sobre a situação atual, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas (💥️FGV) nesta quarta-feira (28).

O 💥️Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE foi a 93,3 pontos este mês. Na média móvel trimestral, o índice ainda recuou 2,1 pontos.

O Índice Situação Atual (ISA) cresceu 2,0 pontos em dezembro, para 93,8 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 0,2 ponto, para 92,8 pontos. Foi registrada alta da confiança em 11 dos 19 segmentos da 💥️indústria monitorados pela sondagem.

No ISA, o indicador que mede a situação atual dos negócios foi o que mais influenciou positivamente, subindo 2,8 pontos, em meio a uma percepção de ligeira melhora da demanda e redução dos estoques no período.

“A 💥️confiança da indústria melhorou em dezembro, mas não foi suficiente para recuperar as perdas sofridas no ano. Parte da indústria sofreu com problemas de insumos, e outra com redução de demanda, levando a um aumento dos estoques em 2022″, disse Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, em nota à imprensa.

Ele acrescentou que, em relação às percepções de futuro, os empresários seguem cautelosos quanto às contratações, em meio a um cenário de desaceleração econômica e política monetária contracionista.

O indicador que mede as perspectivas sobre emprego piorou pelo quarto mês consecutivo, caindo 4,2 pontos para 95,1 pontos, menor patamar desde julho de 2023 (93,0 pontos). O indicador se mantém abaixo dos 100 pontos, o que sinaliza uma desaceleração das contratações nos próximos meses.

Já o indicador que mede as perspectivas sobre a produção para os próximos três meses na 💥️indústria subiu 3,0 pontos, para 94,1 pontos.

O que você está lendo é [Confiança da indústria sobe em dezembro após três meses de queda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...