Lula coloca quatro presidenciáveis nos ministérios; três estão em áreas econômicas
Lula nomeou presidenciáveis em áreas estratégicas da economia e ainda ganhou de brinde presidenciável com reconhecimento internacional. (Imagem: REUTERS/Washington Alves)
O presidente eleito 💥️Luiz Inácio Lula da Silva terminou de montar a equipe ministerial do novo governo e agora está cercado de possíveis 💥️presidenciáveis para 2026.
Dos ministros indicados por 💥️Lula, pelo menos três estão de olho na corrida eleitoral: 💥️Fernando Haddad (💥️Ministério da Fazenda), 💥️Geraldo Alckmin (💥️Ministério da Indústria) e 💥️Simone Tebet (💥️Ministério do Planejamento).
Os três estão em pastas de grande destaque e envolvidos com a parte econômica do governo. Isso pode ajudar a alavancar uma possível candidatura do trio.
Além disso, não dá para descartar 💥️Marina Silva (💥️Ministério do Meio Ambiente).
Veja quem são os ministros presidenciáveis de Lula
Fernando Haddad (Ministério da Fazenda)
Haddad é visto como o sucessor de 💥️Lula como candidato do PT. O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo chegou a substituir o presidente eleito nas 💥️eleições de 2018, após 💥️Lula ser preso.
A definição de Haddad como futuro ministro da Fazenda não foi por acaso. 💥️Lula afirmou que não irá se candidatar em 2026 e já estaria preparando Haddad. O mercado tinha a expectativa de que a pasta fosse comandada por um nome mais técnico, como 💥️André Lara Resende ou 💥️Persio Arida.
Geraldo Alckmin (Ministério da Indústria)
O ex-governador de 💥️São Paulo e vice-presidente eleito já disputou a corrida presidencial em 2006 – perdendo para 💥️Lula no segundo turno – e 2018.
Alckmin chegou a ser cotado para o Ministério da Fazenda e já era esperado que ele assumisse alguma pasta, pois tradicionalmente 💥️Lula tende a ocupar seus vices com algum ministério. 💥️José Alencar, por exemplo, foi ministro da Defesa entre os primeiros dois mandatos do petista.
Marina Silva (Ministério do Meio Ambiente)
Marina Silva volta para o Ministério do Meio Ambiente após concorrer três vezes à presidência: 2010, 2014 e 2018. Nas eleições de 2014, Marina foi vice na chapa com 💥️Eduardo Campos.
Campos era um dos presidenciáveis favoritos, mas faleceu em um acidente aéreo dois meses antes do primeiro turno das eleições. Marina assumiu a candidatura, ficando em terceiro lugar com 22 milhões de votos.
A ministra tem reconhecimento da comunidade internacional em relação aos seus trabalhos de preservação do meio ambiente e foi convidada nominalmente para a 💥️COP 27.
Simone Tebet (Ministério do Planejamento)
Tebet foi uma surpresa durante as eleições de 2022 mesmo sem o amplo apoio do seu partido, o 💥️MDB.
Por mais que o pleito estivesse polarizado entre 💥️Lula e Jair Bolsonaro, Tebet conseguiu crescer nas pesquisas desbancando 💥️Ciro Gomes do terceiro lugar.
A senadora foi uma aliada importante para 💥️Lula durante o segundo turno. Ela se envolveu na campanha, incluindo propostas de sua própria chapa e mudando inclusive a cor das roupas usadas por 💥️Lula para conquistar mais votos.
O que você está lendo é [Lula coloca quatro presidenciáveis nos ministérios; três estão em áreas econômicas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments