Manifestantes invadem sedes dos Três Poderes e Lula decreta intervenção no DF; confira resumo deste domingo (8) em Brasília

Invasão Congresso

Manifestantes bolsonaristas invadem as sedes dos Três Poderes em Brasília neste domingo (8) e presidente Lula decreta intervenção federal (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Manifestantes invadiram e depredaram neste domingo (8) as sedes dos 💥️Três Poderes em 💥️Brasília. Os prédios do 💥️Palácio do Planalto, do 💥️Supremo Tribunal Federal (💥️STF) e do 💥️Congresso Nacional foram alvos de 💥️atos antidemocráticos promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair 💥️Bolsonaro.

A invasão começou pelo Congresso (veja vídeos). Depois, os protestos continuaram, com cenas de vandalismo e violência no STF (veja vídeos) e também no Palácio do Planalto (veja vídeos).

Vestidos de verde e amarelo, os bolsonaristas pediam uma intervenção militar.  O episódio fez lembrar o ocorrido em 💥️6 de Janeiro de 2023 no Capitólio dos Estados Unidos.

E o temor era de que os atos deste 💥️8 de Janeiro de 2023 em Brasília criassem o mesmo clima de 💥️insurreição, por serem algo sem precedentes desde a 💥️redemocratização.

💥️Lula decreta intervenção e AGU manda prender

Em reação, o presidente Luiz Inácio 💥️Lula da Silva decretou uma intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. O decreto é válido até o dia 31 deste mês e foi feito cerca de três horas e meia após os atos antidemocráticos em Brasília.

Segundo Lula, “todas as pessoas serão encontradas e punidas”. Mais que isso, o presidente afirmou que é preciso descobrir quem financia tais atos.

“Vamos descobrir quem pagou isso”, emendou. Lula estava fora de Brasília e cumpria agenda oficial na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, onde originalmente falaria sobre os afetados pelas fortes chuvas na região.

Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao STF a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça no governo Bolsonaro 💥️Anderson Torres. A AGU também pediu a imediata desocupação de todos os prédios públicos federais, com prisão em flagrante dos envolvidos.

Para o analista político sênior da Medley Global Advisors, Mário Sérgio Lima, o efeito da Polícia Militar era ínfimo. Segundo ele, os atos golpistas estavam escancarados.

💥️Atos em Brasília sem apoio

Os atos antidemocráticos em Brasília foram amplamente repudiadas por autoridades políticas no Brasil e no exterior.  Nos 💥️Estados Unidos, o presidente Joe Biden, que chamou a situação no Brasil de “ultrajante”.

Nas redes sociais, a invasão e depredação de prédios públicos federais geraram mais tristeza, medo e desgosto do que apoio às manifestações. É o que revela levantamento da Quaest Consultoria com mais de 2 milhões de brasileiros.

O que você está lendo é [Manifestantes invadem sedes dos Três Poderes e Lula decreta intervenção no DF; confira resumo deste domingo (8) em Brasília].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...