É nesta semana que a frustação do setor de etanol com Lula começará favorecer o consumidor
Preços do etanol na usina devem ceder mais um pouco nesta semana (Imagem: Saulo Cruz/Agência Câmara de Notícias)
A alta do 💥️etanol hidratado na semana passada, em média nacional de 3,62%, segundo a 💥️ANP, era bola cantada.
Não havia como a 💥️desoneração da gasolina, reforçada na posse do Lula em 60 dias, patrocinar uma baixa imediata nas bombas se o mercado vinha carregando preços mais altos praticados na cadeia antes da virada do ano.
De ontem a sexta próxima, sim, o consumidor deverá pagar menos.
O efeito das quedas nas usinas e nas distribuidoras, de 2 a 6 de janeiro, começará a chegar na ponta.
As usinas subiram os preços na quinzena final de dezembro, esperando pelo fim da isenção do 💥️PIS/Cofins e Cide sobre o derivado de petróleo, que roubaria sua competividade. As distribuidoras foram atrás.
Como não aconteceu, tiveram que ceder 2,67% (R$ 2,80 o litro) no acumulado até sexta, da mesma forma que as distribuidoras, como demonstram as pesquisas do Cepea. E provavelmente cederão mais um pouco nestes dias, como antecipou 💥️Martinho Ono, da SCA Trading, ao Money Times depois da virada para 2023.
Mas os postos precisam recompor suas margens antes de começaram a reajustar para baixo. Além disso, o consumo de combustíveis em geral recua em período de férias.
O que você está lendo é [É nesta semana que a frustação do setor de etanol com Lula começará favorecer o consumidor].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments