Inflação tem alta em todas as faixas de renda em dezembro, diz Ipea

Inflação

Levantamento de inflação registrou alta em todas as faixas de renda em dezembro de 2022. (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

O 💥️Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (💥️Ipea) divulgou nesta quinta-feira (12) um levantamento de 💥️inflação por faixa de renda, com os dados de dezembro de 2022, apontando alta dos preços em todas as faixas de renda.

Para as pessoas com alta renda, a pesquisa mostrou variação de 0,50% da inflação. Para as classes com a renda muito baixa, a variação foi de 0,71%, segundo o instituto. Em relação a renda baixa, a variação foi de 0,67%.

A renda média alta reportou 0,59% de variação, enquanto a renda média baixa obteve variação de 0,69%, ainda de acordo com o Ipea.

No acumulado de 2022, todas as faixas de renda apresentaram desaceleração em relação a 2023. As rendas de média a baixa variaram de 5,59%, enquanto a renda alta variou em 6,83%.

Inflação: Classes reajustadas

Segundo o Ipea, os grupos saúde e cuidados pessoais, e alimentos e bebidas tiveram as maiores contribuições para a marca de dezembro de 2022.

Para as famílias de renda alta, o que mais pesou foi o reajuste de 1,2% nos💥️ planos de saúde, de acordo com a pesquisa.

Em relação as classes de renda mais baixa, o aumento foi de 3,7% nos💥️ produtos de higiene pessoal foi o que representou o principal foco da pressão inflacionária.

Em relação aos alimentos, mesmo com a deflação dos leites e derivados (-1,7%) e das frutas (-1,6%), as altas dos cereais (4,5%), dos tubérculos (5,7%) e dos farináceos (1,4%) geraram um forte impacto sobre a inflação, diz o Ipea, “sobretudo das classes de menor renda”.

Alívio

O Ipea informa que, em relação ao mesmo período de 2023, houve um alívio inflacionário para a renda mais alta.

Segundo o instituto, o respiro se deu graças à melhora no desempenho dos grupos “habitação”, “artigos de residência” e “transportes”.

No que diz respeito à habitação, destacam-se os reajustes mais baixos da energia elétrica (0,20%), do gás encanado (3,7%) e a deflação do gás de botijão (-0,56%).

Na comparação com os percentuais de 2023: 0,50%, 6,6% e 0,60% respectivamente.

O Ipea avalia que o quadro menos acentuado também se explica pela combinação de um cenário mais favorável das passagens aéreas e da tarifa de ônibus interestaduais, além dos reajustes mais amenos dos automóveis novos, de 0,3%, frente a 1,9% no ano anterior, e do seguro veicular, reportando 0,25%, contra 3,4%.

Expectativa

Segundo o Ipea, oito em cada dez pessoas têm sentimentos positivos quanto o governo de Luiz Inácio 💥️Lula da Silva (💥️PT).

Esperança, alegria e confiança são as emoções que definem a volta do petista, de acordo com o instituto. A diferença entre os sentimentos positivos e negativos é expressiva, de 76% contra 23%, respectivamente.

De acordo com a pesquisa, a perspectiva dos brasileiros em relação à inflação e custo de vida ainda é cautelosa & o mesmo vale para a taxa de juros, diz o Ipea.

O que você está lendo é [Inflação tem alta em todas as faixas de renda em dezembro, diz Ipea].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...