Waller, do Fed, diz que apoia alta de 0,25p.p. nos juros na próxima reunião
O próximo encontro para decisão de juros ocorre em 31 de janeiro e 1 de fevereiro (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)
O diretor do 💥️Federal Reserve (Fed) Christopher Waller, conhecido por sua postura dura com a 💥️inflação e defensor no ano passado de aumentos agressivos na taxa de 💥️juros, apoia uma redução no ritmo de aperto monetário para 0,25 ponto percentual na próxima reunião da instituição.
“Com base nos dados disponíveis neste momento, parece haver pouca turbulência à frente, então atualmente sou a favor de um aumento de 25 pontos-base na próxima reunião (do Comitê Federal de Mercado Aberto)”, disse Waller em comentários preparados para evento em Nova York.
O próximo encontro para decisão de juros ocorre em 31 de janeiro e 1 de fevereiro.
Waller disse que permanece “cauteloso” sobre a trajetória da inflação e espera ser necessário “um aperto contínuo da política monetária” para retornar o índice de preços à meta de 2% do Fed.
Ele intitulou seus comentários de “Um caso de otimismo cauteloso” e observou que os sinais de desaceleração da economia, desde a moderação dos gastos do consumidor até uma queda na produção manufatureira, são consistentes com a esperança do Fed de reduzir a demanda geral sem esmagá-la completamente.
Esse processo parece estar em andamento, disse Waller, uma vez que a taxa de desemprego permanece, pelo menos até agora, no menor patamar em meio século, a 3,5%.
“Ainda temos um caminho considerável a percorrer em direção à nossa meta de inflação de 2%… Estou cauteloso com as boas notícias recentes” mostrando que a inflação e os salários continuam moderados, disse ele.
“Mas são boas notícias. Fizemos progressos. Seis meses atrás, quando a inflação estava subindo e a produção econômica estagnada, argumentei… que era bastante plausível fazer progressos na inflação sem prejudicar seriamente o mercado de trabalho. Até agora, conseguimos fazê-lo e continuo otimista de que esse progresso pode continuar.”
O que você está lendo é [Waller, do Fed, diz que apoia alta de 0,25p.p. nos juros na próxima reunião].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments