Após mal-estar do mercado, secretário afirma que moeda comum com Argentina não vai substituir o Real

Gabriel Galipolo, moeda, Brasil, Argentina

Em entrevista para a GloboNews, Gabriel Galípolo reforçou que moeda comum não tem objetivo de substituir Real ou Peso Argentino. (Imagem: Reprodução/LinkedIn Gabriel Galípolo)

O secretário-executivo do 💥️Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, afirmou que a proposta de criara uma 💥️moeda comum entre Brasil e Argentina não tem o objetivo de substituir o 💥️Real ou 💥️Peso Argentino.

“O ponto principal é a dificuldade de aceitação do peso no mercado internacional”, disse em entrevista para a ✅GloboNews. Segundo ele, a restrição de dólar pode prejudicar comércio com 💥️Argentina ou outros países que tenham dificuldades em converter sua moeda para realizar transações externas.

Galípolo destacou que o 💥️Brasil vem perdendo espaço para a 💥️China quando o assunto são as relações comerciais da Argentina e que a criação da moeda é uma das soluções que poderiam reverter isso.

Moeda comum

A nova moeda seria utilizada apenas em 💥️transações comerciais e financeiras entre países do 💥️Mercosul para reduzir a dependência dos países latinos ao 💥️Dólar, que vem pressionando os emergentes.

Ou seja, o comércio estaria livre das flutuações cambiais, mas os países podem manter suas atuais moedas para uso interno.

💥️Não é o fim do Real: Entenda o que é a moeda comum do Mercosul

Os governos ainda vão discutir o necessário para a sua criação, que envolve não apenas questões fiscais, mas também precisa levar em conta o tamanho das economias e o papel dos bancos centrais locais.

A moeda virtual pode ser batizada de “sur” e outros países da região foram convidados para participar do estudo.

A ideia é que a moeda seja inspirada na Unidade Real de Valor (URV), usada durante a transição entre o Cruzeiro Real e o Real. Além disso, ela seria emitida e regulamentada por uma espécie de banco central sul-americano – assim como o Banco Central Europeu, para a Zona do Euro.

Lula

Mais cedo, em evento realizado na Casa Rosada, em Buenos Aires, o presidente 💥️Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os ministros – 💥️Fernando Haddad e Sergio Massa – farão uma proposta de comércio exterior e de transações entre os dois países.

“Se dependesse de mim, teríamos comércio exterior sempre na moeda de outros países para que a gente não precise ficar dependendo do dólar. Por que não tentar criar moeda comum entre os países do 💥️Mercosul? Por que não tentar criar uma entre os países do 💥️Brics?”, apontou 💥️Lula.

O que você está lendo é [Após mal-estar do mercado, secretário afirma que moeda comum com Argentina não vai substituir o Real].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...