Petrobras (PETR4) não vale ‘compra’, avalia Ativa; analista vê opção mais atraente
Recomendação “neutro” da Ativa foi reafirmada para a Petrobras (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)
A 💥️Ativa Investimentos atualizou os preços-alvo de duas ações do setor de 💥️óleo e gás, mas seguiu com recomendações diferentes para elas.
A recomendação “neutro” foi reafirmada para a 💥️Petrobras (💥️PETR4), que ganhou preço-alvo de R$ 28. Ilan Arbetman, analista responsável pelo relatório desta quinta-feira (26), cita os riscos do 💥️novo governo, que tem a intenção de diminuir a remuneração aos acionistas da companhia para financiar um plano com foco maior em investimentos.
O analista também levanta o risco de mudança da atual política de preços de 💥️derivados da companhia. Ele não descarta alteração por completo da execução atual da política de preços (potencialmente, não atrelando mais à paridade de preços internacionais de importação), mas acredita que 💥️Jean Paul Prates, eleito novo CEO da Petrobras, optará por uma solução intermediária, como um fundo de estabilização para momentos de maior volatilidade do barril do 💥️petróleo.
“Com o orçamento enxuto para 2023 e, assim, dependendo do resultado das estatais, acreditamos que o governo estaria disposto a ponderar ou ao menos espaçar as mudanças a serem promovidas na empresa”, avalia Arbetman.
A Ativa acha, no entanto, que as mudanças levarão a menor eficiência operacional, menor fluxo de caixa livre e, consequentemente, menos 💥️dividendos.
“Acreditamos que o desconto que as ações da empresa apresenta perante os pares deve, ao menos, se manter próximo ao atual”, completa Arbetman.
O analista avalia que mudanças relativamente grandes na governança vindas com alterações no estatuto ou na 💥️Lei das Estatais podem “contribuir para a perpetuação do desconto das ações da empresa perante os pares”.
A petroleira com “compra”
A Ativa reiterou a recomendação de “compra” para a 💥️PRIO (💥️PRIO3), enxergando na empresa um “✅player ideal” para surfar as perspectivas positivas para o setor (mercado apertado, reabertura chinesa e atuação proativa da 💥️Opep para buscar um equilíbrio de mercado sob um nível de preços que considera positivo).
Além disso, a corretora acredita que o aumento da produção no futuro, oriundo de 💥️Albacora Leste, Wahoo e
💥️Frade, não está totalmente precificado.
“Vemos os papéis de PRIO ainda não tendo incorporado os benefícios da aquisição do Campo de Albacora Leste, o êxito da revitalização de Frade (que ainda pode ser majorado), a possibilidade de unitização de 💥️Arapuçá com 💥️Roncador e 💥️Itaipu com 💥️Parque das Baleias, bem como, em paralelo, a ocorrência de novos M&As (fusões e aquisições)”, diz Arbetman.
A Ativa diz ainda que ficou satisfeita com o fim das tratativas entre a PRIO e a Petrobras para a aquisição de 💥️Albacora Oeste.
“Entendemos que a racionalidade da operação deve vir acima de qualquer outro aspecto e acreditamos que, no momento, a companhia pode vislumbrar outras oportunidades de M&A no mercado”, defende Arbetman.
O preço-alvo que a corretora tem para PRIO é de R$ 46.
O que você está lendo é [Petrobras (PETR4) não vale ‘compra’, avalia Ativa; analista vê opção mais atraente].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments