Fundos imobiliários: Os segmentos que estão uma pechincha, segundo 22 gestores

O sentimento é de cautela no mercado de 💥️fundos imobiliários em meio às expectativas nada otimistas para a economia doméstica ao longo de 2023. Para mensurar a visão do mercado com a indústria de FIIs, a 💥️Empiricus Reseach fez um estudo para ouvir 30 gestores. 

Os responsáveis por gerirem fundos imobiliários deixaram suas impressões para os próximos 12 meses. Dos 30 procurados, 73% responderam ao questionário de oito perguntas. 

💥️Grau de confiança com o setor imobiliário

Perguntados sobre o grau de confiança no 💥️mercado imobiliário brasileiro, gestores estão um pouco otimistas, mesmo com o cenário econômico desafiador. A média da perspectiva ficou em 0,18, considerando uma escala em  que -2 é muito pessimista e 2 é muito otimista.

Quando trata-se do mercado de imóveis dos 💥️Estados Unidos, prevalece o pessimismo, com média das respostas dos gestores ficando em -0,38.

“O resultado é influenciado pelas perspectivas de recessão econômica no país. Nos últimos meses, já foi possível observar uma desaceleração de preços de venda e aluguel em algumas regiões”, comentam os analistas de real estate da Empiricus Research, Caio Araujo e Pedro Niklaus.

💥️Fundos imobiliários por setores

No recorte setorial, gestores estão bem otimistas com o segmento de Certificado de Recebíveis Imobiliários (💥️CRI), com média das respostas ficando em 1,05, a maior entre os setores.

Na sequência, vem o setor de 💥️shoppings (com média em 0,59); 💥️agronegócio (0,43), renda urbana (média das respostas em 0,36) e 💥️logística (0,27). O segmento de escritórios deixa gestores com olhar mais pessimista, tendo sido o único a registrar média negativa nas respostas, de 0,05. 

💥️A visão dos gestores sobre FIIs

Sobre os segmentos, o 💥️BTG Pactual disse esperar que fundos imobiliários de CRI continuem a apresentar boa performance dada a alta rentabilidade nominal que têm entregado na comparação com os outros segmentos. “E devem seguir entregando com a alta dos juros”, diz o setor do banco.

Para o gestor da 💥️Alianza Investimentos, logística e shoppings são os segmentos que ainda estão mais descontados em relação aos demais. “Notamos certa carência de bons ativos logísticos no mercado e a maioria dos shoppings já retomou os patamares de rentabilidade pré-crise da 💥️covid-19“, comentou.

Ainda sobre esses dois segmentos, o BTG avaliou que shoppings devem passar por uma estabilização do crescimento em relação a 2022, em razão de uma base mais forte na comparação ano a ano e devem depender de outros fatores econômicos para crescimento. 

Em contrapartida, para o segmento de logística, os gestores aguardam mais informações sobre o setor de e-commerce, que desapontaram nos números da 💥️Black Friday de 2022.

A Alianza acrescenta que vê bons ativos de escritórios e de renda urbana com baixa vacância, o que não justifica os atuais preços praticados no mercado secundário.

Levantamento

Como pré-requisito para participar da pesquisa da Empiricus, foram selecionadas apenas casas que têm áreas estratégicas de alocação em 💥️FIIs, por meio de veículos listados (💥️fundos de fundos, multiestratégia ou hedge funds) ou privados. 

Participaram do levantamento: 💥️Alianza Investimentos, 💥️BTG Pactual, 💥️Canuma Capital, 💥️Capitânia Investimentos, 💥️Credit Suisse, 💥️Devant Asset, 💥️Galapagos Capital, 💥️Hedge Investments, 💥️Kinea Investimentos, 💥️Mauá Capital, 💥️Mérito Investimentos, 💥️Navi Capital, 💥️RB Capital Asset, 💥️RBR Asset Management, 💥️Real Investor, 💥️REC Gestão, 💥️Rio Bravo Investimentos, 💥️Safra Asset Management, 💥️SPX SYN, 💥️Tellus, 💥️Valora Investimentos e 💥️Vinci Partners.

Leia abaixo a pesquisa completa sobre fundos imobiliários

O que você está lendo é [Fundos imobiliários: Os segmentos que estão uma pechincha, segundo 22 gestores].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...