Itaú e BofA ainda apostam em Selic mais baixa em 2023; veja as projeções
Copom optou por manter a Selic em 13,75% e ainda alertou para aumento da incerteza fiscal e a deterioração das expectativas de inflação. (Imagem: Agência Brasil)
Desde agosto do ano passado, a 💥️Selic está em 13,7% ao ano. Este é o maior patamar da taxa básica de 💥️juros desde janeiro de 2017 e deve continuar assim por um bom tempo.
Ontem, o Comitê de Política Monetária (💥️Copom) optou pela manutenção da 💥️Selic apontando o aumento da incerteza 💥️fiscal e a deterioração das expectativas de 💥️inflação em horizontes mais longos.
O mercado já esperava por essa decisão, mas agora está em dúvida sobre quando o 💥️Banco Central começará a cortar os juros.
As apostas de um reajuste negativo no começo do segundo semestre estão perdendo fôlego e abrindo espaço para projeções de cortes só em 2024.
Por outro lado, há quem ainda seja otimista. É o caso do 💥️Itaú e do 💥️Bank of America (BofA), que projetam uma 💥️Selic mais baixa que o atual patamar até o final de 2023.
Projeções da Selic
Em seu relatório, o 💥️BofA afirma que a atual decisão de manutenção dos juros é compatível com a estratégia de permitir a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante.
“A 💥️Selic permanecerá nos níveis atuais por um tempo, mas ainda esperamos cortes no segundo semestre de 2023, com uma sequência de cortes de 0,50 ponto percentual desde a reunião de agosto, levando a 💥️Selic para 11,75% ao final do ano”, diz.
O 💥️Itaú também destaca que a postura do Banco Central deve se manter contracionista por mais tempo. Embora aposte nos cortes, o banco não descarta a falta de reajustes negativos.
“Por enquanto, mantemos nossa projeção de 💥️Selic para o final do ano em 12,50%, mas a reunião traz incertezas adicionais sobre a viabilidade de cortes de juros neste ano”, afirma.
O que você está lendo é [Itaú e BofA ainda apostam em Selic mais baixa em 2023; veja as projeções].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments