Comentários de Lula sobre BC indicam um elevado nível de desinformação do presidente, aponta analista

Lula, Banco Central

No começo do mês, Lula criticou o Banco Central e a meta de inflação. Segundo o presidente, a meta é muito baixa e isso está mantendo a Selic alta. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente 💥️Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a autonomia do 💥️Banco Central e sinalizou que pode reverter a independência da autoridade monetárias com o fim do mandato de 💥️Roberto Campos Neto em dezembro de 2024.

“Quero saber do que serviu a independência. Eu vou esperar esse cidadão ✅[Campos Neto] terminar o mandato dele para a gente fazer uma avaliação do que significou o 💥️Banco Central independente”, disse 💥️Lula em entrevista à ✅RedeTV!, na noite de quinta-feira (2).

Ao ser questionado diretamente sobre o fim da autonomia, 💥️Lula disse que pode acontecer, mas que isso é irrelevante para ele. “Isso não está na minha pauta. O que está na pauta é a questão da taxa de 💥️juros.”

Lula criticou o atual patamar da 💥️Selic, que está em 13,75% ano desde agosto do ano passado. Este é o maior patamar da taxa básica de juros desde janeiro de 2017 e deve continuar assim por um bom tempo.

O presidente afirmou que não existe razão para taxa de juro estar em 13,75% e que começará a cobrar o 💥️Banco Central.

“O presidente do 💥️Banco Central tem que explicar por que aumenta juro se não tem 💥️inflação de demanda”, afirmou 💥️Lula, que alega que inflação de 4,5% ou 4,0% no Brasil “é de bom tamanho”.

Lula vs Banco Central

Essa não é a primeira vez que o presidente critica o 💥️Banco Central. No começo do mês, em entrevista à ✅GloboNews, 💥️Lula afirmou que “a inflação está do jeito que está e o juro está do jeito que está” mesmo com a autonomia da autoridade monetária.

Na ocasião, ele também questionou a meta de inflação. “Você estabeleceu uma meta de inflação de 3,7% ✅[a meta estipulada para 2023 é de 3,25%] e quando faz isso é obrigado a arrochar mais a economia para poder atingir a meta. Por que não 4,5%, como nós fizemos?”

Para 💥️Rafael Passos, analista da Ajax Capital, essa nova entrevista de 💥️Lula reforça que os comentários indicam um elevado nível de desinformação do presidente sobre o 💥️Banco Central.

“São declarações incabíveis que aumentam a incerteza em torno das metas atuais, o que provoca a continuidade da elevação das expectativas de inflação e a manutenção de juros elevados. Mais uma vez, os ativos devem sofrer forte deterioração nesta sessão”, afirma.

Segundo Passos, destaca que uma maior coordenação das políticas 💥️fiscal, parafiscal e monetárias aumentariam as chances de o Brasil praticar metas de inflação semelhantes a outras economias emergentes.

O Chile, Colômbia e México, por exemplo, adotam uma meta de 3%, com um intervalo de tolerância de 1 ponto percentual, enquanto Peru tem uma meta de 2%.

“💥️Lula desconhece as verdadeiras causas da alta inflação, que estão relacionadas com os efeitos da pandemia tanto do lado da demanda, como da oferta. É um fenômeno global, que obrigou a maioria dos bancos centrais a apertarem fortemente suas políticas de juros”, afirma.

Ele também aponta que uma possível elevação das metas de inflação por parte do Conselho Monetário Nacional (💥️CMN) resultará em juro nominal de equilíbrio maior e no aumento do imposto inflacionário sobre os mais pobres, que Lula prometeu resgatar.

O que você está lendo é [Comentários de Lula sobre BC indicam um elevado nível de desinformação do presidente, aponta analista].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...