Terremoto: 5.383 ficaram feridas e 2.818 prédios desabaram, disse Tayyip Erdogan,
O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse que 912 pessoas morreram, 5.383 ficaram feridas e 2.818 prédios desabaram (Imagem: Presidência/Divulgação via REUTERS)
Mais de 1.300 pessoas morreram e milhares ficaram feridas nesta segunda-feira quando um terremoto atingiu o centro da 💥️Turquia e o noroeste da Síria, derrubando blocos de apartamentos e causando mais destruição em cidades sírias já devastadas por anos de guerra.
O terremoto de magnitude 7,8, que ocorreu no início de uma manhã escura de inverno, foi o pior a atingir a Turquia neste século. Também foi sentido no Chipre e no Líbano.
Equipes de resgate que operam em um inverno rigoroso retiravam vítimas dos escombros em toda a região.
“Fomos chacoalhados. Éramos nove em casa. Dois filhos meus ainda estão nos escombros, estou esperando por eles”, disse uma mulher com o braço quebrado e ferimentos no rosto, falando em uma ambulância perto dos destroços de um prédio de sete andares onde ela morava em Diyarbakir, no sudeste da Turquia.
O presidente turco, 💥️Tayyip Erdogan, disse que 912 pessoas morreram, 5.383 ficaram feridas e 2.818 prédios desabaram.
Erdogan afirmou que não poderia prever quanto o número de mortos aumentaria à medida que os esforços de busca e resgate continuassem.
Na Síria, já devastada por mais de 11 anos de guerra civil, o 💥️Ministério da Saúde disse que mais de 326 pessoas morreram e 1.042 ficaram feridas. No noroeste controlado pelos rebeldes sírios, as equipes de resgate afirmaram que 147 pessoas morreram.
Em Diyarbakir, jornalistas da 💥️Reuters viram dezenas de trabalhadores vasculhando um monte de destroços, tudo o que restou de um grande edifício, retirando pedaços de destroços enquanto procuravam por sobreviventes. Ocasionalmente, eles levantavam as mãos e pediam silêncio, ouvindo sons de vida.
Imagens divulgadas no Twitter mostraram dois prédios vizinhos desabando um após o outro em Aleppo, na Síria, enchendo a rua de poeira. Dois moradores da cidade, que foi fortemente danificada pela guerra, disseram que os prédios caíram horas após o terremoto.
“Foi como o apocalipse”, disse Abdul Salam al Mahmoud, um sírio contatado pela Reuters da cidade de Atareb.
O terremoto de magnitude 7,8, que ocorreu no início de uma manhã escura de inverno, foi o pior a atingir a Turquia neste século (Imagem: REUTERS/Sertac Kayar)
Na Síria, o presidente Bashar al-Assad realizou uma reunião de emergência para revisar os danos e discutir os próximos passos, informou seu gabinete.
Pessoas em Damasco e nas cidades libanesas de Beirute e Trípoli correram para a rua e pegaram seus carros para fugir de prédios com medo de desabamentos, disseram testemunhas.
Erdogan disse que 45 países se ofereceram para ajudar nos esforços de busca e resgate.
O Serviço Geológico dos EUA informou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 17,9 km. Relatou uma série de terremotos, um de magnitude 6,7.
A região atravessa falhas sísmicas.
“A combinação de grande magnitude e profundidade rasa tornou esse terremoto extremamente destrutivo”, disse Mohammad Kashani, professor associado de engenharia estrutural e sísmica da Universidade de Southampton.
Foi o terremoto mais grave da Turquia desde 1999, quando um de magnitude semelhante devastou Izmit e a densamente povoada região oriental do Mar de Mármara, perto de Istambul, matando mais de 17.000 pessoas.
O que você está lendo é [Terremoto: 5.383 ficaram feridas e 2.818 prédios desabaram, disse Tayyip Erdogan,].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments