Ibovespa (IBOV) recua nesta quarta (15), de olho na inflação

Ibovespa-Ações-Mercados

O Ibovespa mantém os dados do exterior no radar, enquanto aguarda a reunião do CMN (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O 💥️Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta quarta-feira (15), depois de fechar em baixa de 0,91% no último pregão. Por volta das 10h05, o índice tinha recuo de 0,19%, aos 107.648 pontos.

Por aqui, o ministro da Fazenda, 💥️Fernando Haddad, trouxe certo alívio para o 💥️mercado ao afirmar que o tema metas de inflação não vai entrar na pauta da reunião do 💥️Conselho Monetário Nacional (💥️CMN), amanhã (16).

No cronograma habitual do CMN, as metas são discutidas nas reuniões de junho, com três anos de antecedência. Ou seja, a previsão é definir a meta de inflação a ser buscada em 2026 e ratificar a de anos anteriores. No encontro, estarão presentes o ministro da Fazenda e a ministra do Planejamento 💥️Simone Tebet. O presidente do Banco Central, 💥️Roberto Campos Neto, completa o grupo.

Hoje, o 💥️Ibovespa mantém Haddad no radar, já que o ministro participa de evento do BTG, em um momento em que a trégua entre governo e Banco Central foi insuficiente para aliviar a pressão nos negócios locais.

Enquanto isso, outro ponto de discussão na área econômica é o 💥️salário mínimo, que o presidente 💥️Lula deve elevar dos atuais R$ 1.302 para R$ 1.320 a partir de 1º de maio. O anúncio deve acontecer nos próximos dias.

O 💥️Ibovespa também segue digerindo os dados dos Estados Unidos da véspera, após o índice de preços ao consumidor (CPI) mostrar um ritmo lento de desinflação, voltando a assustar os mercados.

Nesse momento, o fantasma de uma recessão voltou para o radar. Afinal, essa demora pode exigir juros mais altos por mais tempo.

Enquanto isso, a agenda econômica global segue cheia, com divulgação de dados sobre a 💥️indústria e o 💥️varejo nos Estados Unidos.

*Com Juliana Américo e Olívia Bulla

💥️Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: NOVIDADES E MUDANÇAS PARA 2023!

O que você está lendo é [Ibovespa (IBOV) recua nesta quarta (15), de olho na inflação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...