Volkswagen: Problemas provocados pela pandemia da Covid voltam a assustar fábricas no Brasil
Fábricas da Volkswagen no Brasil interrompem produção (Imagem: Divulgação/Volkswagen)
A 💥️Volkswagen (VW) anunciou, em caráter temporário, a paralisação da produção nas fábricas de 💥️São Bernardo do Campo (SP), 💥️São José dos Pinhais (PR) e 💥️São Carlos (SP), três dos quatro polos fabricantes da empresa alemã no país.
Os funcionários dessas plantas entrarão em férias coletivas por dez dias, estendendo o período da emenda de💥️ Carnaval até o início do mês de março.
O motivo da decisão é um só: peças essenciais para a produção de veículos não estão conseguindo chegar no tempo hábil para as linhas, mostrando que a crise de semicondutores (centrais para o desenvolvimento da parte elétrica dos veículos) que se criou a partir da pandemia de covid-19 não chegou ao fim.
Em 2023, a 💥️Volkswagen realizou o corte de 800 funcionários da fábrica de Taubaté (SP), justamente pela falta de peças. A unidade do Vale do Paraíba é a única que não anunciou férias coletivas de funcionários, por conta da interrupção da produção.
💥️Montadoras deixam de produzir 250 mil veículos por ano por falta de semicondutores
Em um levantamento feito recentemente pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos), estima-se que, anualmente, 250 mil veículos não são produzidos por falta de componentes eletrônicos.
A escassez de semicondutores (chips) no mundo se tornou o maior gargalo de produção do setor nos últimos dois anos, provocando constantes paradas de produção.
Comentando a produção de janeiro, o presidente da associação Márcio de Lima Leita disse: “Percebemos uma maior suavidade na crise dos semicondutores, mas o ano teria sido melhor se a falta de peças não tivesse sido tão pesada”.
Mesmo que aos trancos e barrancos, a Anfavea avalia que a regularidade no fornecimento de peças pode melhorar nos próximos meses, em meio à desaceleração das economias desenvolvidas, freando a demanda por componentes.
O que você está lendo é [Volkswagen: Problemas provocados pela pandemia da Covid voltam a assustar fábricas no Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments