Como é a fazenda de pérolas que abastece famílias reais do Oriente Médio
Mari Campos
Colaboração para Nossa, de Ras Al Khaimah
15/09/2023 04h08
A própria configuração urbana atual da região foi diretamente determinada pela "pesca" de pérolas; uma tradição literalmente milenar, de épocas em que a mina de ouro local estava no mar e não na terra.
Ras Al Khaimah, conhecido como "o emirado da natureza" e vizinho a Dubai, foi um dos principais destinos-referência na extração e comércio de pérolas. E hoje fica bem ali a única fazenda de cultivo delas na região.
Antigamente, as pérolas eram única e exclusivamente um material orgânico, produzido naturalmente através da reação causada por corpos estranhos a ostras e mexilhões.
Com um adendo: naquela época, somente pérolas muito claras tinham valor regional e internacionalmente. As pérolas negras, então, significavam azar — uma crença que só mudou quando Coco Chanel começou a utilizá-las.
Muitas cidades surgiram justamente em torno dessa atividade no golfo. Naquela época, os negócios por ali dependiam basicamente das pérolas, chegando a ter a maioria da população masculina trabalhando nisso — e até atraindo pescadores de outras áreas.
Hoje, o comércio de pérolas naturais constitui menos de 5% do comércio global de pérolas. As fazendas de pérolas cultivadas dominam o setor, pois tornaram a produção muito mais previsível, sustentável e barata.
💥️Histórias de pescador
Muhammad bin Abdullah foi um dos últimos mergulhadores de pérolas de Ras Al Khaimah, já no século passado. Seu neto, Abdulla Rashed Al Suwaidi, apaixonado pelo avô desde pequeno, tinha o sonho de também ser mergulhador de pérolas. Mas a contemporaneidade o acabou levando por outros rumos, da faculdade de Ciências Políticas ao trabalho diplomático junto ao governo emirate.
Fim de tarde no passeio de "pescador de pérolas por um dia", da Suwaidi Pearls
O que você está lendo é [Como é a fazenda de pérolas que abastece famílias reais do Oriente Médio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments