De antigas igrejas a flores raras, os tesouros destruídos na Ucrânia
Felipe van Deursen
Colaboração para Nossa
04/08/2023 04h00
Com a derrota de Hitler, a praça recobrou o nome antigo. Em 1991, com a Ucrânia independente e a União Soviética desmantelada, ela passou a se chamar Praça da Liberdade. Nos anos seguintes, foi um importante ponto de encontro do povo de Kharkiv. Em 2014, durante as revoltas que varreram o país, a estátua de Lênin que estava ali desde os anos 1960 foi arrancada pela multidão.
Um clima bem diferente do de 2008, quando um mar de gente assistiu ao show do Queen (com o cantor Paul Rodgers no microfone). Eram 350 mil pessoas, o que escancara o tamanho da praça, uma das maiores da Europa.
Em 2022, na primeira semana da invasão russa à Ucrânia, Kharkiv se tornou um nome conhecido no mundo todo, por causa dos bombardeios que castigaram a segunda maior cidade da Ucrânia. A praça foi duramente atacada, e os prédios do entorno foram bastante danificados.
Os ataques russos também atingiram superficialmente uma região de Kiev chamada Comfort Town. Trata-se de um projeto concluído em 2023 pelo escritório de arquitetura local Archimatika. O objetivo era dar vida nova aos famigerados conjuntos habitacionais construídos após a Segunda Guerra, que se tornaram uma constante na paisagem de todas as grandes cidades socialistas na Europa durante a Guerra Fria.
Veículos russos cruzaram campos destruindo a flor símbolo da Ucrânia
Acontece também com a vida animal. O Parque Nacional Meotyda, criado em 2009 às margens do Mar de Azov, na região de Donetsk, rapidamente se tornou um santuário da gaivota-de-pallas. Em três anos, essa espécie, então ameaçada na Ucrânia, se multiplicou. O parque atraiu outras aves migratórias, como pelicano-crespo e ostraceiro-europeu.
Então, em 2015, tropas russas começaram a usar a costa das gaivotas para desembarque. As aves desapareceram e não voltaram na estação seguinte. O parque está abandonado.
O que você está lendo é [De antigas igrejas a flores raras, os tesouros destruídos na Ucrânia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments