Sucesso nas feiras livres, caldo de cana é consumido há quase cinco séculos
Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar
Colaboração para Nossa
04/06/2023 04h00
"O pastel tem ligação com a presença de imigrantes japoneses em São Paulo, na década de 40. A bebida, por sua vez, era produzida no século 16 e consumida pelos negros escravizados nos engenhos de cana-de-açúcar. Então, ambos os produtos são populares e, além de combinarem perfeitamente, são baratos e trazem saciedade. Acabaram caindo no gosto popular", argumenta Roseli Candeô, professora de gastronomia do Senac EAD.
💥️Paixão com séculos de história
Segundo Roseli, a primeira referência conhecida sobre o cultivo da cana-de-açúcar vem da Nova Guiné. De lá, a planta foi levada para a Índia e passou a surgir em quase todos os continentes. Entrou no Brasil pelas mãos do colono português Martim Afonso de Souza, em 1532 — mais especificamente em São Vicente, litoral paulista. O sucesso e a multiplicação no país, porém, ocorreu graças a Pernambuco e Bahia.
Drinque Xepinha
Dificuldade Fácil 1 porções 15 min Ver receita completaO que você está lendo é [Sucesso nas feiras livres, caldo de cana é consumido há quase cinco séculos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments