Escargot é iguaria cara e vai além da culinária francesa. Você provaria?
Matheus Doliveira
Colaboração para Nossa
15/05/2023 04h00
Antes de tudo, é preciso entender que nem tudo o que rasteja na terra é comestível. Existem mais de 6 mil espécies de caracóis, lesmas e moluscos catalogadas, mas apenas 12 delas são do gênero ✅Helix, os famosos escargots consumidos pelos humanos.
Todos esses bichinhos fazem parte da mesma família, a dos gastrópodes. Na natureza, os caracóis se criam nos jardins e nos campos. Em cativeiro, ficam em caixas de terra. Nos restaurantes finos, os escargots comestíveis mais comuns são o gross gris e o Borgonha — original da região francesa produtora de vinhos, esse último tipo é o mais caro.
Anúncio de restaurante epecializado em escargots
Uma possível explicação para os escargots terem se popularizado muitos séculos antes de virarem artigos de luxo é a quantidade de proteína do alimento. 100 gramas de escargot possui 16 gramas de proteína. 100 gramas de ovo de galinha possui 11 gramas de proteína, para efeito de comparação.
Com milhares de fazendas de criação de escargots, a França é a maior produtora e consumidora de caracóis do mundo. Por ano, 40 mil toneladas de escargot são devoradas pelos franceses. Para quem pretende visitar o país, dizem que vale a pena experimentar a iguaria. Para você vale?
O que você está lendo é [Escargot é iguaria cara e vai além da culinária francesa. Você provaria?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments