Tipos de sal: saiba quais são e quando usá-los
Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar
Colaboração para Nossa
15/04/2023 04h00
"Alguns têm sabor mais acentuado, dependendo de onde vêm. Assim como acontece no universo dos vinhos, o sal pode sofrer influência do 'terroir'. O que seca em cima de algas, por exemplo, vai ter um sabor diferente do sal que seca próximo a uma cordilheira", opina a chef Giovanna Grossi, proprietária do Animus.
No livro "Ervas & especiarias com suas receitas: dicionário gastronômico", Nelusko Linguanotto Neto explica que o sal tem três funções básicas: temperar a comida, preservá-las e fornecer sódio e cloreto ao organismo, "elementos necessários para o equilíbrio híbrido do corpo e à atividade de músculos e nervos".
Vale saber, entretanto, que o sal mais fino costuma impregnar mais, então é melhor usá-lo com cautela. Já o sal grosso, que costuma ficar na parte mais superficial de um alimento, pode ser usado em quantidade um pouco maior.
💥️Como guardar
Independentemente do tipo de sal, deve ser mantido em ambiente seco, evitando que solidifique ou espaste — o que ocorre devido ao alto grau de absorção de água. "Quando armazenado em condições adequadas, conserva-se indefinidamente", diz Nelusko Linguanotto Neto, em seu livro.
Observação do especialista: não é recomendado guardar sal em recipientes de prata, pois o cloro contido nele reage com a prata, deixando-a esverdeada.
O que você está lendo é [Tipos de sal: saiba quais são e quando usá-los].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments