Casal monta motorhome para morar na estrada e com filha com deficiência

A família e seu motorhome - Arquivo pessoal

O casal viu que as experiências geradas pela jornada tiveram um efeito altamente positivo em sua filha.

"A Luna voltou outra criança dessa viagem. Todos aqueles estímulos externos trouxeram uma evolução para ela, tanto para a parte motora quanto para a parte cognitiva. No caminho, ela criou novas formas de se comunicar com a gente", diz Fabia.

A família, então, adotou o hábito de realizar viagens frequentes de bicicleta pelo Brasil. Além disso, os pais começaram a levar Luna para viver novas experiências, como nadar em alto-mar, surfar e se divertir em um simulador de salto de paraquedas.

E, há alguns anos, resolveram dar um passo a mais: Fabia e Cesar compraram um micro-ônibus e transformaram o veículo em um confortável motorhome, para que os três pudessem viver na estrada.

"Vendemos nossos bens e nos mudamos para nossa casinha sobre rodas para ter uma vida mais livre e leve", relata a mãe. "Queríamos apresentar o Brasil para a Luna, colocá-la em contato constante com a natureza e fazê-la conhecer novas culturas e pessoas, para ajudar no seu desenvolvimento".

💥️No motorhome desde 2023

A família começou a viajar em seu motorhome no começo de 2023 — e, por causa da pandemia, buscou inicialmente lugares isolados onde se refugiar, como pequenas cidades do interior de São Paulo.

A casa móvel, por sua vez, está equipada com uma estrutura que fornece muito conforto para os três.

O veículo abriga um quarto com ar-condicionado, cozinha, banheiro com área para tomar banho, geladeira, máquina de lavar e área para levar equipamentos de esportes, como bicicletas e pranchas — e tudo com espaços pensados para facilitar o trânsito da Luna nesses ambientes no dia a dia.

Nos últimos três anos, a família visitou lindos lugares do Brasil, como as cachoeiras de Prudentópolis (PR), o Jalapão (TO), as Cataratas do Iguaçu (PR) e as praias e paisagens históricas de Paraty (RJ) — e sempre em ritmo lento, para que a filha possa absorver com calma o clima dos destinos explorados.

"A gente busca viver os lugares onde estamos, para curtir de verdade a natureza e a cultura desses locais. E isso faz muito bem para a Luna", conta Fabia.

Na rota, os pais cuidam de uma rotina que inclui sessões de fisioterapia e fonoaudiologia para sua filha (com acompanhamento constante de médicos). E tudo em paisagens inspiradoras.

"Na viagem, conseguimos realizar essas sessões de uma maneira mais lúdica. Há dias em que fazemos as sessões de fisioterapia na praia, ao lado de um rio ou no momento do pôr do sol. Isso deixa tudo mais fácil e ajuda no desenvolvimento dela", explica a mãe.

E o fato de a Luna ver e aprender coisas diferentes todos os dias tem auxiliado na sua evolução cognitiva. E conseguimos acompanhar tudo isso muito de perto, pois, na estrada, estamos 24 horas por dia ao seu lado.

Fabia afirma que, inicialmente, o plano da família era ficar dois anos na estrada, para conhecer todo o Brasil.

Mas, com o ritmo lento da viagem e com os benefícios que esse estilo de vida tem trazido para os três, o prazo ficou indefinido.

"Não temos mais data para deixar esta vida. Estamos seguindo dia após dia, sem pensar muito no amanhã. Estamos muito felizes vivendo o dia de hoje na estrada", diz ela.

Acompanhe a viagem da família no Instagram e no YouTube.

O que você está lendo é [Casal monta motorhome para morar na estrada e com filha com deficiência].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...