Dois aviões desviam de rota para passageiros admirarem a Aurora Boreal
Segundo a CNN americana, o voo 488 da Finnair que viajava de Kuusamo a Helsinque, na Finlândia, no domingo (26) fez uma voltinha extra próxima ao Ártico para garantir o show de luzes aos viajantes.
O "enrosco" na sua rota pode ser visto pelo FlightAware, ferramenta de monitoramento dos voos que flagrou o presente.
Emocionada, a passageira Kirski Komi agradeceu no Twitter ao comandante pela experiência.
Same flight. View from the nose. Too bad I did not have proper camera. #feelfinnair #northernlights pic.twitter.com/0C4CqVkjyD
-- Tuomo järvinen (@TuomoJaervinen) February 27, 2023No dia seguinte, com o fenômeno ainda em atividade nos céus, foi a vez do voo 1806 da easyJet realizar um looping similar em seu percurso para garantir a diversão de bordo.
A tripulação do avião — que voava de Reykjavik, na Islândia, a Manchester, no Reino Unido — ainda apagou todas as luzes para que todo mundo pudesse aproveitar melhor a experiência.
O passageiro Adam Groves, que estava neste voo, também agradeceu publicamente ao piloto, e mostrou suas capturas do momento inesquecível.
Já a Finnair esclareceu que este tipo de manobra, na verdade, é rara e realizada para evitar mau tempo. "O capitão tomou a decisão para criar uma distração adicional. Quando desvios acontecem, a prioridade máxima deve ser sempre a segurança de voo".
Ele ocorre quando há a entrada de ondas de partículas ou ventos solares, energizadas, em alta velocidade na atmosfera. O campo eletromagnético do planeta as redireciona aos polos e sua alta concentração provoca o show — geralmente, auroras mais brilhantes são produzidas por ondas eletromagnéticas mais poderosas durante tempestades geomagnéticas.
O que você está lendo é [Dois aviões desviam de rota para passageiros admirarem a Aurora Boreal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments