Inspirador da festa brasileira, Carnaval de Paris tenta reconquistar seu espaço

O carnaval parisiense é ritmado por instrumentos de percussão, mas o cortejo mistura batucada, danças andinas e sonoridades caribenha (imagem de arquivo)  - Wikimedia Commons

(O mundo vegetal sob as estrelas), o desfile saiu da praça Gambetta, no nordeste de Paris, em direção ao centro da cidade. Apesar de ser ritmado por instrumentos de percussão, o Carnaval da capital francesa é bem diferente da festa brasileira.

No cortejo se confundem ritmos caribenhos, danças andinas e batucada. As fantasias de passistas se misturam aos trajes típicos das celebrações de outras festividades latino-americanas em um desfile com ares de fanfarra.

O evento parisiense não conta com apoio oficial da prefeitura ou de entidades públicas. Organizado por uma associação dirigida pelo artista Basile Pachkoff, ele reúne a cada ano milhares de pessoas.

Apesar de ser bem mais modesta atualmente, a festa parisiense foi uma importante inspiração para a folia de momo brasileira. No século 19, ela foi importada para o Rio de Janeiro, se misturando ao entrudo, festa de origem portuguesa que celebrava a véspera da quaresma já no Brasil Colônia.

Voir cette publication sur Instagram

Une publication partagée par Josias Padilha (@ilhadojo)

Os primeiros registros do Carnaval parisiense são de 1739, mas o desfile se popularizou realmente em meados do século 19, com as pessoas passeando pelas ruas em carruagens enfeitadas e batalhas de confete. A festa chamada de "Boi Gordo" era organizada pelos açougueiros da capital às vésperas da terça-feira gorda (✅mardi gras), antes do início da quaresma.

Na época, a festa era tão importante que a rainha do Carnaval de Paris era recebida no palácio presidencial. Mas a Segunda Guerra Mundial, seguida de uma disputa entre a prefeitura e o governo francês, interromperam a festa do "Boi Gordo" durante 46 anos, até a folia voltar às ruas da capital pela iniciativa.

Saiba mais sobre as origens do carnaval parisiense

O que você está lendo é [Inspirador da festa brasileira, Carnaval de Paris tenta reconquistar seu espaço ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...