O que é vinho Jerez? Saiba a história da bebida que invadiu drinques

"Jerez é um negócio de louco, fiquei totalmente apaixonada. São vinhos versáteis e de grande complexidade, é possível criar coquetéis de perfis muito diferentes com seus vários estilos. O jerez levanta e refina uma receita", diz.

Durante o ano de 2023, fez a lição de casa e provou todos os rótulos que pôde encontrar, fazendo as experiências mixológicas que tornaria públicas após o lockdown, no Fechado Bar, aberto em 2022, em sociedade com o bartender Jean Ponce. As descobertas e a paixão de Alice encontram eco numa tendência já inserida na alta coquetelaria paulistana.

Fechado_ - Divulgação - Divulgação Degustação de diferentes tipos de jerez - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto tan tan - Tati Frison - Tati Frison Jerez puro, no Jiquitaia - Divulgação - Divulgação Gravura mostra as etapas da produção de Jerez da vinícola de Cerro de Obregon - Universal History Archive/Universal Images Group via Getty Images - Universal History Archive/Universal Images Group via Getty Images

A produção ancestral de jerez é meio complicadinha, dentro do sistema de soleras e criaderas, método também usado no envelhecimento de alguns destilados. No caso dos estilos Fino e Manzanilla, de perfil similar, o vinho da uva branca Palomino é levado a barricas de carvalho chamadas criaderas, que ficam empilhadas.

De tempos em tempos, os produtores levam o líquido de uma criadera mais alta para outra mais baixa, assim por diante até chegar às soleras, barricas que ficam no solo e guardam o jerez que será engarrafado. As soleras, muitas vezes velhíssimas, já receberam safras e safras de vinhos. Fica tudo misturadão ali e esse é o barato.

Barris de jerez na Bodega Sanchez Romate em Jerez de la Frontera, na Espanha - George Konig/Keystone Features/Getty Images - George Konig/Keystone Features/Getty Images Corte transversal de barrica de jerez flor - Wikimedia commons - Wikimedia commons Drinque Sherry Cobbler, do The View Bar SP - Ricardo Dangelo/Divulgação - Ricardo Dangelo/Divulgação Drinque Affiliate, do The View Bar SP - Ricardo Dangelo/Divulgação - Ricardo Dangelo/Divulgação The Algonquin Special, do The View Bar SP - Ricardo Dangelo/Divulgação - Ricardo Dangelo/Divulgação Stirred Not Shaken, do Caledônia - Divulgação - Divulgação Adonis, do Le Jazz Petit  - Lucas Terribili/Divulgação - Lucas Terribili/Divulgação Tuxedo nº 4, do Bottega 21 - Amanda Francelino/Divulgação - Amanda Francelino/Divulgação Huevos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram

Huevos de oro

Por fim, se você quer passear por vários estilos de jerez puro, o lugar é Huevos de Oro, bar de tapas das sommelières Daniela Bravin e Cássia Campos. Devotadas à causa, elas têm mais de 20 rótulos de todos os estilos, servidos em taça, e sugerem harmonizações com os vários petiscos: camarões ao alho, mexilhões, croquetas, morcilla, pão com tomate e demais espanholices. Os vinhos doces podem ser provados com crema catalana e churros.

O que você está lendo é [O que é vinho Jerez? Saiba a história da bebida que invadiu drinques].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...