Chef-craque do Pará, Thiago Castanho rejeita 'gourmetização' da Amazônia

Thiago Castanho foi das cozinhas do Pará para a TV e internet - Divulgação

"Ultimamente estou mais voltado para projetos de audiovisual, e não só na TV, mas também no Instagram e no YouTube".

Sua mais nova tacada chama-se "Fome de Luta", no canal Combate. No programa, o chef une sua paixão pelo jiu-jitsu (também pratica kite surf) e pela culinária ao entrevistar nomes de expressão do octógono, que ao final de cada episódio o auxiliam a preparar suas receitas favoritas.

Thiago Castanho e Deiveson em "Fome de Luta" - Divulgação - Divulgação Thiago Castanho representa o Pará no Brasil e lá fora - Divulgação - Divulgação

Todo mundo quer ser reconhecido profissionalmente, todos querem 'chegar lá'. Mas quando você chega, logo constata: opa, não é bem esse o jogo que eu queria jogar".

Dentre os efeitos colaterais, Castanho aponta que o sucesso gerou um contrafluxo comercial. "Quanto mais prêmios você recebe, ao invés de aproximar, te distancia do público. É meio louco, mas sentimos isso. Depois do hype inicial, o restaurante 'bomba' durante um tempo. Mas aos poucos, no dia a dia, quem ainda não conhece o vê como algo caro e distante, o que no nosso caso não era verdade", alega.

Thiago Castanho defende os produtos amazônicos sem gourmetização - Divulgação - Divulgação

Se o Remanso do Peixe continua valendo cada segundo de uma visita, o Remanso do Bosque fechou durante a pandemia. Um futuro projeto do chef muito provavelmente passará, como ele adianta, "por locais pequenos e informais, bacanas, divertidos, de alta qualidade, sem compromisso com luxo e premiações e sem tem que bajular clientes, críticos ou mídia. Mais ou menos como o (escritor e restaurateur americano) David Chang fez".

💥️Bourdain como influência

Até lá, Castanho segue em frente às câmeras. Missão que começou inesperadamente em 2023 ao receber convite para ancorar o programa "Cozinheiros em Ação", no GNT.

Nunca tinha feito TV, era tímido, travava. Por medo de errar, não conseguia dialogar com a câmera. Hoje, estou mais solto, me dou uma nota 8. Mas no 'Cozinheiros em Ação', um 6 já estaria de bom tamanho".

Thiago Castanho, em "Cozinheiros em Ação" - Divulgação - Divulgação Thiago Castanho em "Sabores da Floresta" - Divulgação - Divulgação

Thiago Castanho em "Sabores da Floresta"

E isso, vamos combinar, o rapaz conseguiu.

O que você está lendo é [Chef-craque do Pará, Thiago Castanho rejeita 'gourmetização' da Amazônia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...